observador.ptTeresa Espassandim - 20 jul. 00:31

Então, já sabes o que vais seguir?

Então, já sabes o que vais seguir?

A tomada de decisão vocacional não se faz por decreto, como muitos parecem crer, como se aos 18 anos todos os jovens ficassem a saber de imediato o que pretendem fazer profissionalmente.

Parece que abriu a “época de caça” aos potenciais estudantes de Ensino Superior. É como esperar que todas as crianças deixem as fraldas na mesma altura, ou que aprendam da mesma maneira, ou que se interessem por namorados e namoradas nas mesmas férias. Grande parte dos adolescentes não percebe para que serve a matéria que dão na escola e que ligação esta poderá ter com as profissões, apesar de a irem aprendendo e de superarem exames. Outros tantos, conseguem desfiar nomes de cursos superiores, mas desconhecem na realidade como é o dia-a-dia de trabalho dos profissionais e quase nunca experimentaram ter um part-time. Outros ignoram as ofertas formativas e pouco ou nada investem em explorar o mundo do trabalho, ao contrário da Joana que procura aproveitar as oportunidades para tentar descobrir os seus interesses e preferências e “ir vendo montras antes de comprar”, diz-me.

Na verdade, não são assim tantas as famílias que se empenham a ajudar os seus jovens a desenvolver esta dimensão, com conversas regulares sobre as profissões e acerca do que mais e menos gostam nos seus trabalhos, com actividades de lazer variadas que os possam colocar em contacto com o mundo real, com participação nas universidades de verão, com acesso a consultas de orientação vocacional em que com o apoio de um profissional se criam condições propícias para construir projectos de vida e de carreira.

A Joana encontrará a sua resposta para a questão recorrente “Então, o que queres seguir?” e parece-me que não será ao calhas ou dependendo da sorte ou da simples passagem do tempo ou da ansiedade dos seus pais… É que a indecisão (ou a preocupação e tristeza) não tem de ser um problema. Problema seria se a Joana não se envolvesse em estratégias para se descobrir e ao mundo que a rodeia ou se esta indecisão se prologasse demasiado no tempo, comprometendo o seu bem-estar e as suas conquistas.

Psicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia da Educação, Psicoterapia e Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira

NewsItem [
pubDate=2018-07-20 01:31:20.0
, url=https://observador.pt/opiniao/entao-ja-sabes-o-que-vais-seguir/
, host=observador.pt
, wordCount=336
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_07_19_1788237812_entao-ja-sabes-o-que-vais-seguir
, topics=[opinião, psicologia, acesso ao ensino superior]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]