observador.ptobservador.pt - 19 jul. 16:49

Polestar aponta armas à Tesla e à Porsche, diz CEO

Polestar aponta armas à Tesla e à Porsche, diz CEO

Polestar já foi a denominação dos Volvo mais desportivos e potentes, mas passou a marca independente. O Polestar 1 é o seu primeiro modelo, cuja tecnologia permite-lhe medir forças com Porsche e Tesla

Há um ano, a Polestar era a denominação dos modelos mais assanhados da Volvo, um pouco à semelhança do que a M e a AMG representam para a BMW e a Mercedes, respectivamente. Depois passou a ser igualmente a denominação da equipa de competição no WTCC da marca sueca, pertença de chineses, e rapidamente foi promovida a construtor independente, com veículos fabricados na China. Mas nada têm de barato ou tecnologicamente simples, uma vez que a Polestar está uns passos à frente da própria Volvo.

O novo construtor propõe-se oferecer rapidamente uma gama de veículos em que o Polestar 1 é apenas o primeiro. Com aspecto similar ao que possuiria um Volvo coupé com base no V90, o 1 é veículo impressionante sob o ponto de vista t��cnico. Sendo um híbrido plug-in (PHEV), não se limita a oferecer uma solução “hibridazinha”, apenas para enganar a regulamentação europeia e anunciar uns consumos impossíveis de atingir – por serem anormalmente baixos, o que só acontece porque a norma considera apenas o consumo nos primeiro 100 km, e não nos seguintes, com a bateria carregada –, na ordem do 1,5 a 2,5 litros, mesmo em modelos com 400 cv. O Polestar 1, em vez de contar com baterias com uma capacidade entre 12 e 15 kWh, o normal entre os PHEV, para alimentar os seus dois motores eléctricos – um por cada roda traseira, somando 222 cv – recorre a um acumulador com uma capacidade de 34 kWh, o que faz dele o PHEV mais versátil do mercado e com maior autonomia eléctrica. A Peugeot, quando apresentou o 3008, mencionou a possibilidade de também perseguir 150 km de autonomia em modo eléctrico, mas nunca mais se ouviu falar nesses números.

Se os motores eléctricos tratam da tracção traseira, as rodas dianteiras estão a cargo de um motor a gasolina 2.0 Turbo, que na Volvo o máximo que fornece é 320 cv no T8 Twin Engine (provavelmente em breve um pouco menos, quando passar a montar um filtro de partículas devido ao WLTP), mas que no Polestar 1 terá de atingir 330 cv, pois a marca anuncia 600 cv de potência conjunta, e a única coisa que falta considerar é o motor/gerador eléctrico de 48 cv que está acoplado à unidade a gasolina. Tudo junto (apesar de não se saber como é que o motor/gerador contribui para a potência total), são 600 cv para um modelo que a Polestar vai começar a entregar aos clientes a partir de 2019, por 155.000€, um valor muito elevado que o coloca ao nível dos melhores coupés do mercado, com certo nível de conforto.

Se está a pensar como é que um novo construtor, a fabricar na China, vai conseguir vender um coupé que se parece com um Volvo por este valor, é bom saber que o truque está na reduzida produção, pois apenas 500 unidades vão ser fabricadas, para as quais a marca já recebeu 550 pré-encomendas com um depósito de 2.500€ cada. O mais provável é ficar à espera do Polestar 2, esse já 100% eléctrico, na forma de um veículo familiar de quatro portas.

Se em tempos a Polestar tentou ser concorrente dos BMW M e Mercedes AMG, segundo o seu CEO, Thomas Ingenlath, “a marca está agora apontada à Tesla, que é a referência entre os veículos eléctricos, e à Porsche, que parece disposta a disputar este mercado, onde a Polestar quer ter igualmente uma palavra a dizer”.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
NewsItem [
pubDate=2018-07-19 17:49:30.0
, url=https://observador.pt/2018/07/19/polestar-aponta-armas-a-tesla-e-a-porsche-diz-ceo/
, host=observador.pt
, wordCount=600
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_07_19_1778924473_polestar-aponta-armas-a-tesla-e-a-porsche-diz-ceo
, topics=[porsche, auto, tesla, elétricos, marcas, volvo]
, sections=[]
, score=0.000000]