www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 20 jul. 00:00

Profissões de que nunca ouviste falar: atuário

Profissões de que nunca ouviste falar: atuário

Para se ser atuário é necessário gostar de matemática, estatística e, sobretudo, saber ler e interpretar os números

Sabendo que se pede aos estudantes quando são ainda muito jovens – sobretudo no 9º e 12º ano – para fazerem opções que ditam o seu futuro profissional, a plataforma Design the Future, com o apoio do Santander Universidades, decidiu ajudar. Todas as semanas, ao longo dos próximos meses, dará a conhecer profissões diferentes, que não nos ocorrem de imediato, mas que podem ser mesmo a resposta à tua vocação. Desta vez, dá-te a descobrir o que faz um atuário.

Se vires o vídeo e consultares a respetiva página da plataforma, vais perceber que o atuário é alguém que “é responsável por medir, calcular e gerir o risco – ou seja, estimar o custo associado a determinadas ocorrências, com o objetivo de tarifar e comercializar um seguro associado a esse risco”

O atuário exerce, portanto, uma profissão ligada à atividade seguradora e que “está entre a estatística e o cálculo financeiro”, já que ele faz a quantificação do risco. “, o que implica ter formação nessas áreas.”

Na página da plataforma Design the Future relativa a esta atividade vais descobrir, além do mais, o perfil ideal que têm de ter este tipo de profissionais e ver onde te podes formar para fazeres desta atividade a tua carreira.

A carregar player... Já sabes o que queres ser no futuro? Descobre aqui o que é um... Atuário
NewsItem [
pubDate=2018-07-20 01:00:20.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/campus-santander-universidades-2018/1235651/
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=222
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_07_19_1756738163_profissoes-de-que-nunca-ouviste-falar-atuario
, topics=[escolhe a tua carreira, economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]