pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 19 jul. 14:00

Dentro de um Tesla Model S P100D à prova de bala

Dentro de um Tesla Model S P100D à prova de bala

A Armormax, uma empresa sede em Utah, nos Estados Unidos, criou um Tesla Model S P100D à prova de bala usando a sua blindagem patenteada de laminado de fibra sintética.

Há países neste mundo em que as excentricidades se misturam com as necessidades e ter um Tesla à prova de bala pode fazer sentido.

A Armormax, uma empresa sediada em Utah, nos Estados Unidos, criou um Tesla Model S P100D à prova de bala usando a sua blindagem patenteada de laminado de fibra sintética.

O mais rápido Tesla à prova de bala do mundo

Um proprietário de um Tesla, Daniel Markham, tem um canal do YouTube, What’s Inside, e conseguiu uma experiência prática com o Model S à prova de balas equipado pela Armormax. Como poderemos ver no vídeo do entusiasta do Tesla, parece que o rótulo da Armormax de “carro mais rápido à prova de balas do mundo” é perfeito.

O Modelo S P100D à prova de balas é coberto por uma blindagem laminada leve, mas durável, que é cerca de 80% mais leve do que os materiais de proteção convencionais, como os reforços de aço balístico.

Juntamente com o vidro à prova de balas, a armadura acrescentou cerca de 250 quilos ao Modelo S P100D. A Armormax estima que o peso adicional terá um efeito insignificante no desempenho do carro elétrico.

Conforme é descrito no vídeo, o Model S P100D da Armormax não possui apenas uma camada de blindagem em todo o veículo, este também apresenta alguns truques exclusivos para garantir que os seus componentes não sejam afetados pelo peso e tamanho dos reforços adicionais.

Enquanto as janelas blindadas do Model S “não abrem” devido ao seu vidro à prova de bala, alguns dos recursos do veículo, como a tampa de acesso ao carregamento elétrico ou a porta da bagageira traseira permanecem funcionais.

A Armormax conseguiu fazer isso instalando um braço extra para suportar a mala do veículo mais pesada; portanto, enganando os sensores do Modelo S levando-os a pensar que não há peso extra na parte traseira.

Para testar se os cerca de 250 quilos adicionados no veículo afetam o desempenho do Model S P100D, Dan levou um convidado a conduzir o Tesla em modo ludicrous. O veículo num curto espaço de estrada conseguiu atingir 88 mph, cerca der 140 km/h em menos de 5 segundos.

O sistema de assistência ao piloto automático do veículo também foi testado e, embora o carro ainda não estivesse totalmente calibrado (o carro elétrico tinha apenas 134 milhas), o recurso foi acionado, embora o modelo S P100D necessite mais tempo para calibrar os sensores conforme o peso, mostrando que embora o peso tenham influência direta na forma como o veículo controla todos os seus parâmetros de condução autónoma, este aprende e calibra não sendo depois afetado nem mesmo com uma armadura à prova de bala.

A Armormax referiu que seu modelo S P100D à prova de bala é uma encomenda feita por um empresário do Médio Oriente. Reforçar o carro elétrico levou cerca de 650 horas e custou um total de 72 500 dólares.

Leia também:

Já viu um Tesla com interiores vermelhos? Novidade chega já em 2019

NewsItem [
pubDate=2018-07-19 15:00:00.0
, url=https://pplware.sapo.pt/informacao/dentro-de-um-tesla-model-s-p100d-com-janelas-a-prova-de-bala/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=492
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_07_19_1754526319_dentro-de-um-tesla-model-s-p100d-a-prova-de-bala
, topics=[tecnologia, notícias, prova de bala, tesla]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]