www.jornaleconomico.sapo.ptjornaleconomico.sapo.pt - 19 jul. 20:03

Bélgica: porque é que o espaço aéreo foi fechado durante duas horas?

Bélgica: porque é que o espaço aéreo foi fechado durante duas horas?

A decisão deveu-se a um problema técnico que estava a impedir a transferência de informações sobre os voos. O espaço aéreo do país teve de ser ‘limpo’.

O espaço aéreo da Bélgica foi fechado nesta tarde de quinta-feira devido a um problema técnico informático no carregamento das informações de voo, revelou o gabinete responsável pelo controlo de tráfego aéreo no país, o Belgocontrol. Pelas 18 horas locais, o serviço foi retomado após o incidente ter sido resolvida.

Os aviões não podiam sobrevoar a Bélgica até que o problema fosse resolvido, pelo que o espaço aéreo do país teve de ser evacuado, como medida de segurança e precaução, para garantir que “não há perigo”, como disse a Belgocontrol à imprensa berga.

O porta-voz do gabinete garantiu que não há nenhum problema de segurança depois de ter sido retomado o serviço normal.

Através de sua conta oficial no Twitter, o departamento de controlo de tráfego explicou que procedeu à “limpeza” do espaço aéreo, como este procedimento é chamado, depois de “um problema de carregamento dos dados de voo” e que estão “a trabalhar para encontrar uma solução”.

Assim, por volta das 16h00 locais, os voos em circulação no espaço aéreo belga foram desviados para aeroportos de outros países, enquanto os que ainda não haviam decolado foram bloqueados em terra até novo aviso, enquanto o problema era resolvido.

NewsItem [
pubDate=2018-07-19 21:03:41.0
, url=http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/belgica-porque-e-que-o-espaco-aereo-foi-fechado-durante-duas-horas-335452
, host=www.jornaleconomico.sapo.pt
, wordCount=194
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_07_19_1151695134_belgica-porque-e-que-o-espaco-aereo-foi-fechado-durante-duas-horas
, topics=[mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]