pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 18 jul. 21:00

Dica Windows 10: Saiba como esconder uma partição

Dica Windows 10: Saiba como esconder uma partição

A configuração para ocultar uma partição do Windows via registo do sistema não é propriamente uma tarefa difícil. No entanto é importante ter sempre algum cuidado quando se alteram configurações no registo.

Às vezes temos a necessidade de esconder algumas coisas do nosso computador. Ou porque é o irmão mais novo que gosta de vasculhar o nosso sistema, ou a namorada ou namorado, o pai ou a mãe, os colegas de trabalho, etc. Uma solução simples é esconder toda uma partição, com informação que não queremos que os outros vejam.

Existem alguns softwares que fazem esta configuração mas hoje vamos ensinar como podem fazer usando um “truque” no próprio Windows.

O registo do Windows é o local onde este sistema operativo guarda todos os parâmetros que necessita para o seu correcto funcionamento. Para além das suas definições podem aí ser também encontrados outros de todos os programas que têm instalados e que podem usar.

Como ocultar uma partição via registo? Como aceder ao Registo do Sistema do Windows 10?

Para aceder ao registo do sistema do seu Windows 10 basta que procure pelo comando regedit. Não se esqueçam de fazer um backup antes de alterarem o que seja.

Para isso devem ir a Ficheiro > Exportar e indicar um nome e localização para fazer o backup do registo.

Como esconder uma partição?

Já dentro do registo de sistema, devem aceder a:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\ExplorerEm seguida carreguem com o botão do lado direito do rato e escolham Novo > Valor DWORD (32-bit)

À chave podem atribuir o nome NoDrives, por exemplo, e no campo Dados do Valor depende da partição que pretendemos ocultar como mostra a imagem seguinte.

Por exemplo, para ocultar a partição C devem usar o valor 4. Se o utilizador pretende ocultar mais do que uma partição, devem indicar a soma dos valores associados a cada partição. Para ocultar todas as partições devem colocar o valor 67108863.

Depois de realizadas as alterações, devem reiniciar o sistema ou simplesmente o Explorer via Gestor de tarefas. Como podem ver pela imagem seguinte, a partição C já não aparece no Explorador de Ficheiros.

Existem outras formas para ocultar uma partição/disco no sistema. Esta é provavelmente a mais simples e rápida. Não se esqueça de fazer backup do registo para o caso de alguma coisa correr mal.

Leia também…

Windows 10: 6 “hacks” para fazer no registo do sistema (I)

NewsItem [
pubDate=2018-07-18 22:00:21.0
, url=https://pplware.sapo.pt/microsoft/dica-windows-10-saiba-como-esconder-uma-particao/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=359
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_07_18_1857669779_dica-windows-10-saiba-como-esconder-uma-particao
, topics=[tecnologia, partição, disco, microsoft, windows]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]