www.publico.ptpublico.pt - 18 jul. 23:15

Empresas. Pharol ainda não tomou posição sobre aumento de capital na Oi

Empresas. Pharol ainda não tomou posição sobre aumento de capital na Oi

Plano de Recuperação Judicial da operadora brasileira, da qual o grupo português é accionista de referência, propõe-se a reduzir o passivo da empresa

A Pharol esclareceu hoje que, no âmbito do Plano de Recuperação Judicial da Oi, foi prevista a realização de dois aumentos de capital, não tendo tomado posição sobre um deles, segundo informação remetida ao mercado.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa liderada por Luís Palha da Silva diz que foi decidido um aumento de capital-Novos Recursos, “por entradas de dinheiro no montante de quatro mil milhões de reais (cerca de 886 milhões de euros), cujas “condições ainda não são conhecidas”, não tendo o Conselho de Administração tomado “qualquer deliberação” sobre o mesmo.

Por sua vez, no que se refere ao aumento de capital – Capitalização de Créditos, a Pharol não “acorreu” ao aumento, “considerando o preço a que o direito de subscrição poderia ser exercido e as actuais condições de mercado da cotação da Oi”.

Este aumento previa a “emissão de novas acções para os ‘bondholders’ que optassem por converter os seus créditos em capital da Oi”, sendo que o preço mínimo estabelecido para a emissão das acções foi sete reis (cerca de 1,55 euros).

A Oi está num processo de recuperação judicial desde 2016 com o objectivo de reduzir o passivo da empresa, que ronda os 65,4 mil milhões de reais (cerca de 16 mil milhões de euros).

O Plano de Recuperação Judicial propõe-se a reduzir o passivo da empresa, através da conversão de 72,12% da dívida suportada pelos credores, aos quais serão concedidos direitos sobre a companhia.

A portuguesa Pharol - accionista de referência da Oi, com 27% das acções, percentagem que deverá descer com a conversão de créditos - tem vindo a mostrar-se contra este Plano de Recuperação Judicial.

NewsItem [
pubDate=2018-07-19 00:15:37.0
, url=https://www.publico.pt/2018/07/18/economia/noticia/pharol-ainda-nao-tomou-posicao-sobre-aumento-de-capital-na-oi-1838457
, host=www.publico.pt
, wordCount=274
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_07_18_1707282701_empresas-pharol-ainda-nao-tomou-posicao-sobre-aumento-de-capital-na-oi
, topics=[empresas]
, sections=[economia]
, score=0.000000]