rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 18 jul. 23:19

​Rumores falsos no WhatsApp já levaram multidões a matar 24 pessoas na Índia

​Rumores falsos no WhatsApp já levaram multidões a matar 24 pessoas na Índia

Cerca de duas dezenas de pessoas foram assassinadas por multidões em fúria devido a boatos sobre raptos de crianças espalhados na aplicação de mensagens.

Falsos rumores sobre o rapto de crianças na Índia, divulgados através da aplicação de mensagens WhatsApp, estão na origem de vários assassinatos cometidos por multidões em fúria nos últimos meses.

Cerca de duas dezenas de pessoas inocentes foram assassinadas desde que a vaga de boatos surgiu em abril.

Os boatos sobre o rapto de crianças tornaram-se virais através do WhatsApp, aplicação que é detida pelo Facebook e que, só na Índia, conta com 250 milhões de utilizadores.

Uma das primeiras pessoas a ser morta nestas vagas foi uma avó de 65 anos. Rukmani e a família seguiam de carro para um templo, no estado de Tamil Nadu, no Sul do país, em maio, quando foram tomados por bandidos.

Uma multidão confundiu esta família com sequestradores e passou à violência. Foram despidos, agredidos com murros, pontapés, barras de ferro e paus, relata o jornal “New York Times”.

Quando tudo acabou, Rukmani estava morta e os outros familiares foram deixados inconscientes. O carro da família foi destruído pela multidão e os seus pertences foram roubados. As imagens das agressões foram mais tarde divulgadas na internet.

A polícia deteve 46 pessoas suspeitas de envolvimento neste ataque e outras 74 estão a ser procuradas.

Semanas antes do ataque, a polícia do estado de Tamil Nadu lançou uma campanha de informação a alertar a população para a possibilidade de falsos rumores no WhatsApp.

Noutro caso registado em junho, no estado de Assam, dois amigos - Nilotpal Das e Abhijeet Nath - foram assassinados por uma multidão furiosa quando pararam para pedir indicações.

Os agressores publicaram um vídeo com Nilotpal Das, um músico e viajante de 29 anos, coberto de sangue a pedir que não o matassem.

Algumas das mensagens falsas falam em gangues de sequestradores à procura de crianças. Outras incluem vídeos que mostram pessoas em carros ou motociclos a raptar crianças na rua.

Um dos vídeos que se tornou viral é comprovadamente falso. Faz parte de uma campanha oficial divulgada no Paquistão e foi editado para parecer um rapto real.

As imagens mostram dois homens de mota a levarem à força um menino que brincava com amigos na rua. As autoridades ainda não descobriram quem adulterou o vídeo.

O WhatsApp já se disse “horrorizado” com a onda de assassinatos devido a rumores divulgados através da aplicação, tendo lançado uma campanha nos jornais e prometido trabalhar de perto com a polícia para que os responsáveis sejam levados à Justiça.

NewsItem [
pubDate=2018-07-19 00:19:13.0
, url=http://rr.sapo.pt/noticia/119184/noticias-falsas-atraves-do-whatsapp-matam-na-india
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=391
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_07_18_1075365255_-noticias-falsas-atraves-do-whatsapp-matam-na-india
, topics=[informação, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]