tek.sapo.pttek.sapo.pt - 13 jul 15:33

Asus apresenta ZenBook Pro 15 para “almas festivaleiras”

Asus apresenta ZenBook Pro 15 para “almas festivaleiras”

O fabricante taiwanês aproveitou o festival de música NOS Alive 2018 para apresentar o seu novo portátil topo de gama. ...

O novo modelo topo de gama da Asus é o ZenBook Pro 15  e destaca-se pelo seu touchpad, que foi transformado num pequeno ecrã adicional de alta resolução, que segundo a Asus foi pensado para profissionais e mentes criativas. O ScreenPad, como foi batizado, é um ecrã tátil de 5,5 polegadas configurável para se adaptar às funções do utilizador. Pode comutar, através da tecla F6, entre os modos de ecrã tátil, touchpad ou um ecrã adicional. Algumas aplicações foram adaptadas à tecnologia, como a calculadora, o leitor de música, o teclado numérico, entre outros, para além de poder configurar atalhos.

Quando está no modo “Screen Extender”, o ScreenPad torna-se uma extensão do ecrã principal, o que permite uma maior produtividade dos programas do Microsoft Office, como o Word, Excel e PowerPoint, com funcionalidades exclusivas para este formato. Poderá também utilizar as funções típicas de um leitor de vídeo, como por exemplo, do YouTube, diretamente do pequeno ecrã. E a Asus promete que o ScreenPad se adapta, em tempo real, às mudanças entre as aplicações. Os programadores terão oportunidade de aceder ao SDK da tecnologia para criar as suas próprias aplicações e widgets para o sistema.

No seu interior, o ZenBook Pro 15 apresenta um processador Intel Core i9 de oitava geração, 16 GB de RAM DDR4 a 2.400 MHz. No armazenamento tem um SSD de 1TB PCIe 3.0, prometendo abrir as aplicações de forma rápida. A placa gráfica é uma NVidia GeForce GTX 1050 Ti, compatível com o DirectX 12.

O portátil está equipado com um ecrã LED retroiluminado de 15,6 polegadas, capaz de reproduzir conteúdos em 3D ou vídeos em 4K UHD (3840x2160) em formato panorâmico 16:9. No seu chassis estão disponíveis 2 portas USB 3.1 de segunda geração, 2 USB-C 3.1 compatíveis com Thunderbolt 3, uma ligação HDMI 1.4 e um leitor de cartões MicroSD. E não fosse o portátil apresentado no seio dos amantes de música, as suas colunas de som duplas foram certificadas pela Harmam Kardon, estando equipadas com amplificadores inteligentes.

O computador tem um peso de 1,88 kg, com o esquema de cores Deep Dive Blue, escolhido pela fabricante, com o logótipo da Asus iluminado na sua tampa. O ecrã principal também é tátil e compatível com a caneta Asus Pen.

O Asus ZenBook Pro 15 já está à venda em Portugal, custando cerca de 3.000 euros.

Nota da Redação: o texto foi alterado para acrescentar informação. Última edição 16h52

1
1