desporto.sapo.ptdesporto.sapo.pt - 13 jul 14:36

Ilha do Fogo: Associação propõe retoma do campeonato do segundo escalão a partir de 18 de Julho

Ilha do Fogo: Associação propõe retoma do campeonato do segundo escalão a partir de 18 de Julho

A Associação Regional de Futebol do Fogo (ARFF) propõe as equipas do segundo escalão envolvidas na segunda fase da prova, que o campeonato seja retomado a partir de 18 ...

A Associação Regional de Futebol do Fogo (ARFF) propõe as equipas do segundo escalão envolvidas na segunda fase da prova, que o campeonato seja retomado a partir de 18 de Julho.

A proposta consta de uma nota que o presidente da direcção da Associação, Pedro Pires, enviou às equipas depois de reunido com os clubes para deliberar sobre a continuidade do segundo escalão e harmonizar os torneios de São Lourenço (São Filipe) e de Santa Catarina do Fogo em curso.

Tendo em conta a paragem verificada, a Associação decidiu marcar os jogos do segundo escalão para quartas-feiras nos diferentes estádios e campos conforme o calendário inicialmente definido.

Na nota, a ARFF informa que vai solicitar à Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) a prorrogação da época desportiva por tempo suficiente para a conclusão do campeonato do segundo escalão e vai produzir um documento oficial a fim de salvaguardar os aspectos regulamentares e legais da prova que motivou a paragem.

A paragem da segunda fase do regional de futebol aconteceu a 05 de Maio na sequência de conflitos de competência entre o Conselho Jurisdicional e a própria direcção e o Conselho de Disciplina da Associação, com o Conselho Jurisdicional a decidir favoravelmente a formação de Esperança de Achada Furna e com a direcção mais o Conselho de Disciplina a revogar esta decisão, atribuindo a formação de Baxada pontos na secretaria sem o necessário recurso.

Em conversa com a Inforpress, Pedro Pires indicou que o Conselho de Justiça respondeu favoravelmente a um pedido formulado pela direcção da Associação sobre este imbróglio, considerando que as condições estão reunidas para a retoma da prova com a realização dos jogos da segunda jornada da segunda fase, assim como estava calendarizado inicialmente e com a participação das equipas de Luzabril e São Lourenço do grupo de São Filipe e Desportivo e Baxada do Grupo de Santa Catarina/Mosteiros.

Quem não dá por satisfeita é a equipa de Esperança de Achada Furna, que, em carta dirigida ao presidente da FCF requer que seja anulada a decisão da direcção da associação regional em “ignorar, conscientemente”, a deliberação do Conselho Jurisdicional, demonstrando uma “clara usurpação de poder”.

Igualmente, a Esperança pede que seja anulado o jogo realizado no dia 05 de Maio de 2018 entre as equipas de Baxada e Desportivo e, consequentemente mandar retirar a equipa de Baxada da segunda fase do campeonato do segundo escalão, dando lugar a equipa de Esperança, conforme decisão do Conselho Jurisdicional, que a 02 de Maio, decidiu favoravelmente o recurso dessa agremiação desportiva.

Algumas das equipas que participam na segunda fase do campeonato regional de futebol do segundo escalão contactadas pela Inforpress aguardam pelo documento oficial para pronunciamento sobre a retomada dos jogos no meio de semana.

1
1