expresso.sapo.ptexpresso.sapo.pt - 24 jun. 10:09

Europa (mas não toda) reunida à procura de solução para as migrações

Europa (mas não toda) reunida à procura de solução para as migrações

A mini cimeira para debater os problemas das migrações, convocada pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, decorre hoje na capital belga, sem os países do Grupo de Visegrado - Hungria, Eslováquia, Polónia e República Checa

.


O primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, após uma reunião com os homólogos húngaro, eslovaco e checo, considerou, na quinta-feira, que "a mini cimeira é inaceitável".
Morawiecki criticou ainda que o encontro tenha sido convocado pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, porque é o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, "o responsável pela organização das cimeiras".


A reunião realiza-se com pelo menos os líderes de Grécia, Itália, Espanha, França, Alemanha, Malta, Bulgária (que ocupa a presidência semestral da União Europeia), Áustria (assume presidência do Conselho entre julho e dezembro), Bélgica, Holanda, Croácia, Eslovénia, Dinamarca, Finl��ndia, Suécia e Luxemburgo.


O grupo de chefes de Estado ou de Governo de Estados-membros vão tentar encontrar soluções europeias, em antecipação da próxima reunião do Conselho Europeu.
O tema das migrações domina a agenda do Conselho Europeu a 28 e 29 deste mês e divide os Estados-membros, nomeadamente no que respeita às regras para acolhimento de refugiados e concessão de asilo.

NewsItem [
pubDate=2018-06-24 11:09:00.0
, url=http://expresso.sapo.pt/internacional/2018-06-24-Europa--mas-nao-toda--reunida-a-procura-de-solucao-para-as-migracoes
, host=expresso.sapo.pt
, wordCount=151
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_06_24_794374177_europa-mas-nao-toda-reunida-a-procura-de-solucao-para-as-migracoes
, topics=[internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]