pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 24 jun. 11:00

Tempo de Ecrã - a nova funcionalidade do iOS 12 que surpreendeu Tim Cook

Tempo de Ecrã - a nova funcionalidade do iOS 12 que surpreendeu Tim Cook

Tempo de ecrã (em inglês Screen Time) é uma função que tira proveito das tecnologias dos equipamentos, que recolhe informação do tempo em que o utilizador usa o dispositivos, quais as aplicações mais usadas, a que horas mais usa o equipamento...

A Apple apresentou um série de inovações e melhorias no iOS 12, tal como mostramos no passado mês de maio. Algumas dessas novidades foram evoluções de outras funcionalidades já conhecidas, embora tenham sido saltos tecnológicos interessantes, falamos por exemplo da nova função Screen Time (Tempo de Ecrã).

Sobre o Tempo de Ecrã, Tim Cook ficou surpreso pela qualidade de informação recolhida, mostrando os nossos hábitos e a forma como usamos a tecnologia.

Este tipo de funcionalidades, que atualmente se começa a dar atenção em todos os sistemas operativos – como podemos ver, por exemplo, no Android, permitem monitorizar, avaliar e qualificar o tipo de utilização que fazemos dos dispositivos móveis.

Tempo de ecrã (em inglês Screen Time) é uma função que tira proveito das tecnologias dos equipamentos, sistema que recolhe informação do tempo em que o utilizador usa o dispositivos, quais as aplicações que mais usa, a que horas mais usa o equipamento… e várias outras informações devidamente representadas em gráficos ilustrativos mostrando a relação que o utilizador tem com o seu iPhone.

Tempo de Ecrã – Que informação nos dá?

A Apple adicionou uma nova função nas Definições > Tempo de ecrã. Basicamente, esta nova opção permite exibir gráficos e detalhes do tempo que o utilizador passa no iPhone ou iPad. Quantas horas gasta em cada aplicação e o número de vezes que o ecrã é desbloqueado.

Além disso, com a esta nova funcionalidade, pode ver os seus dados de utilização, e os dos seus filhos, para ter uma melhor perceção do tempo que dedicam a utilizar apps, a visitar páginas da internet e a usar os dispositivos.

A uma avaliação do tempo gasto de ecrã, isto é, quando o utilizador está a olhar para o ecrã, está a ser avaliado como tempo nas redes sociais, tempo de leitura em aplicações de várias ordem e tempo de produtividade, onde a Internet, mail e outras ferramentas são tidas neste grupo.

CEO da Apple, Tim Cook, disse que os números o surpreenderam

Eu tenho usado e tenho que dizer: eu pensei que era bastante disciplinado sobre isso. E eu estava errado. Quando comecei a obter os dados, descobri que estava a passar muito mais tempo do que deveria.

Referiu Cook em entrevista à CNN.

O CEO da Apple referiu que a surpresa apareceu quando a aplicação lhe mostrou que ela usa o iPhone tempo demais. Além disso, referiu que as notificações que estava a receber não faziam sentido dado o tempo consumido. Esta app tem a primazia de validar o tipo de comportamentos dos utilizadores.

Para podermos ajustar a utilização como uma boa prática, foram adicionadas ações. Assim, o utilizador pode ativar o:

  • Tempo de pausa – Permite definir um horário para tempo passado longe do ecrã. Durante este tempo de pausa, o utilizador pode efetuar e receber chamadas e só estarão disponíveis as aplicações que escolher.
  • Limites para aplicações – Permite definir limites diários para as categorias que o utilizador pretender gerir. Os limites são repostos todos os dias, à meia-noite.
  • Sempre permitido – Aqui serão colocadas ativas as aplicações permitidas durante o tempo de pausa. Estas apps serão também permitidas de usar mesmo com as restrições de limite de tempo de utilização e tempo de pausa.
  • Restrições de conteúdo e privacidade – Aqui o utilizador poderá bloquear conteúdo impróprio, gerir as opções de Compras de iTunes e App Store e muito mais.

Esta e muitas outras opções estarão disponíveis para todos já em setembro deste ano, no lançamento oficial do iOS 12. Para já, esta versão iOS 12 beta 2 está disponível para programadores… mas podemos deixar aqui uma dica valiosa para instalar e testar já. Siga este link.

Leia também:

iOS 12 – 20 novidades que ficaram “escondidas”

NewsItem [
pubDate=2018-06-24 12:00:11.0
, url=https://pplware.sapo.pt/apple/tempo-de-ecra-a-nova-funcionalidade-do-ios-12-que-surpreendeu-tim-cook/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=610
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_06_24_1981927986_tempo-de-ecra--a-nova-funcionalidade-do-ios-12-que-surpreendeu-tim-cook
, topics=[apple, tecnologia, ios 12, tempo de ecrã, ios]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]