expresso.sapo.ptexpresso.sapo.pt - 24 jun. 12:44

Marcelo vai à América. Falar com Trump

Marcelo vai à América. Falar com Trump

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai ser recebido na quarta-feira pelo homólogo norte-americano, Donald Trump, num encontro em que pretende reforçar o eixo transatlântico e o relacionamento com um país amigo, apesar de "eventuais divergências". Aqui seguimos-lhe a agenda e as reações do Be e do CDS-PP

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já recuperado da gastroentrite que, ontem, o obrigou a cancelar a agenda do S. João, está pronto para voltar a partir. Na quarta-feira, vai ser recebido pelo homólogo norte-americano, Donald Trump, num encontro em que pretende reforçar o eixo transatlântico e o relacionamento com um país amigo, apesar de "eventuais divergências".

Os dois chefes de Estado vão reunir-se na Casa Branca, em Washington, um encontro que o primeiro-ministro António Costa considerou "muito importante".

Fonte da Presidência da República disse à agência Lusa que "não são eventuais divergências que vão prejudicar a visita", porque "entre amigos nem sempre se está de acordo com tudo".

A mesma fonte adiantou que neste primeiro encontro presencial com Donald Trump, o foco do presidente português é ser " uma voz junto dos Estados Unidos a favor do reforço do eixo transatlântico, seja a nível geopolítico, como também ao nível dos valores. A aproximação é boa para os dois países e para os dois povos."


Em cima da mesa,deste encontro estará a tradicional agenda das relações bilaterais na área da segurança e defesa e "a centralidade geoestratégica do Atlântico", bem como novas parcerias "noutros domínios como ciência e tecnologia, as relações económicas e de investimento, a energia, a cibersegurança".

Marcelo vai estar na Casa Branca

Marcelo vai estar na Casa Branca

Chip Somodevilla/Getty

Além da aliança na NATO e da cooperação bilateral na defesa e segurança - os Estados Unidos mantém presença militar na Base das Lajes, nos Açores, embora progressivamente reduzida - são um importante parceiro comercial de Portugal e principal destino das exportações portuguesas fora da União Europeia.

Na última sexta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa já tinha afirmado que no encontro com Trump serão abordados "temas comuns importantes que dizem respeito à pertença à NATO, ao envolvimento no Atlântico", bem como a "colaboração no domínio energético, no domínio dos investimentos recíprocos", sendo que a comunidade emigrante portuguesa e lusodescendente nos Estados Unidos "é um ponto central da nossa conversa", adiantou o Presidente.

No plano diplomático, as relações com os Estados Unidos da América, onde vivem cerca de 1,4 milhões de emigrantes portugueses e lusodescendentes, são vistas como um dos principais pilares da política externa portuguesa. Por outro lado, o número de turistas norte-americanos que visitam Portugal tem crescido anualmente acima dos dez por cento.

Esta é a segunda deslocação, este mês, de Marcelo aos Estados Unidos, depois de ter assinalado, com o primeiro-ministro, António Costa, o Dia de Portugal, dias 10 e 11 de junho, junto dos emigrantes portugueses e lusodescendentes em Boston e New Bredford, Massachusetts, e Providence, Rhode Island, e será a sua quarta deslocação aos Estados Unidos da América desde que tomou posse, em 09 de março de 2016, ano em que esteve numa receção oferecida pelo anterior Presidente norte-americano, Barack Obama, em Nova Iorque, por ocasião da 71.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro.

A agenda do presidente

O encontro com Donald Trump, na Casa Branca, em Washington D.C., está marcado para cerca das 14h00, e prevê-se que os dois chefes de Estado façam declarações à comunicação social, sem direito a perguntas, no início de uma conversa a sós, seguida de uma reunião bilateral alargada.

Na terça-feira, o chefe de Estado terá um encontro no Clube Português de Manassas, na Virgínia, com a comunidade portuguesa daquele estado, do Maryland e de Washington, que será o único ponto do seu programa nesse dia.

Na quarta-feira, após a reunião com Donald Trump, Marcelo Rebelo de Sousa falará com os jornalistas portugueses, na Chancelaria da Embaixada de Portugal em Washington.
A visita terminará na Residência da Embaixada de Portugal em Washington, com uma cerimónia de "Toast to America" -- brinde à América -- com intervenções do embaixador português nos Estados Unidos, Fezas Vital, do presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, e do Presidente da República.

Donald Trump, presidente dos EUA, nos jardins da Casa Branca

Donald Trump, presidente dos EUA, nos jardins da Casa Branca

Pool

Esperança e expectativa

O Bloco de Esquerda espera que o encontro entre o Presidente da República português e o homólogo norte-americano, Donald Trump, não se fique pela selfie" e que" Marcelo Rebelo de Sousa se centre nos direitos humanos, das crianças e dos imigrantes", segundo apelou Pedro Filipe Soares,,líder da bancada parlamentar do BE, em declarações à agência Lusa. O deputado bloquista espera que o chefe de Estado recorde que "Portugal, na sua relação com os Estados Unidos, é um país que tem milhares de emigrantes com origem portuguesa que ajudaram a construir e a fazer crescer os Estados Unidos da América", lembrando que "essa história entre os dois países, pode-se sensibilizar também para uma outra perspetiva face às matérias relativas à imigração"

Já o CDS-PP encara positivamente o encontro entre o Presidente da República e do presidente norte-americano, Donald Trump, considerando que Marcelo leva à Casa Branca a "voz moderada" e "posição construtiva" de Portugal. "No contexto das várias polémicas que atingem neste momento o mundo, das várias divergências, das várias crises que temos tido e que nos incutem alguma preocupação, em que a própria posição da administração norte-americana incute alguma preocupação - e temos tido no parlamento expressão disso mesmo -, acho que a posição do Presidente português, sendo uma voz amiga e de um país aliado, poderá ser uma voz importante", defendeu Telmo Correia, dirigente e deputado centrista.

NewsItem [
pubDate=2018-06-24 13:44:48.0
, url=http://expresso.sapo.pt/politica/2018-06-24-Marcelo-vai-a-America.-Falar-com-Trump
, host=expresso.sapo.pt
, wordCount=859
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_06_24_1052122670_marcelo-vai-a-america-falar-com-trump
, topics=[política]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]