www.vidaeconomica.ptvidaeconomica.pt - 14 jun 20:11

Leiria debate empreendedorismo

Leiria debate empreendedorismo

Sob a égide do projeto PIN - Polientrepreneurship Innovation Network, Leiria debate hoje o empreendedorismo num congresso internacional que conta com a participação de vários líderes de opinião europeus. A sessão é aberta pela secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Os números falam por si, com especial destaque para a elevada taxa de sobrevivência dos projetos empresariais desenvolvidos no âmbito do ensino superior politécnico – 77%. O projeto PIN – Polientrepreneurship Innovation Network – é o resultado da dinâmica e colaboração de 13 instituições de ensino superior politécnico e assume-se como uma plataforma de excelência na promoção do empreendedorismo.
Paralelamente à plataforma digital, que mobilizou até ao momento um total de 1051 projetos de estudantes de todo o país, o PIN assume-se também como um espaço de debate. Prova disso mesmo é a realização do seu primeiro congresso internacional, reunindo em Leiria hoje um painel de especialistas de grande relevância.
O encontro está marcado para a Escola de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, com a abertura da sessão pelas 9 horas com a presença da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo. Annmarie McHugh (Dunsalk Institute of Technology), José Carlos Sánchez García e Amaia Yurrebaso Macho (Universidade de Salamanca), Javier Riaño (diretor DEMOLA, País Basco) e Rogier Cazemier (Universidade de Roterdão) são os oradores internacionais convidados.
Durante esta jornada, destaque para a apresentação das conclusões de três estudos científicos desenvolvidos no âmbito do projeto PIN: “Competência empreendedoras no Ensino Superior Politécnico”, estudo coordenado por Teresa Paiva, “As Instituições de Ensino Superior Politécnico e a Educação para o Empreendedorismo”, estudo coordenado por Pedro Parreira e “Análise das representações sociais e do impacto da aquisição de competências em empreendedorismo”, estudo coordenado por Amaia Yurrebaso. O objetivo destes estudos é analisar a realidade empreendedora dos estudantes do ensino superior politécnico e o impacto da aprendizagem adquirida.
1
1