www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 14 jun 20:04

MSC encomenda novo navio da classe Meraviglia para 2023

MSC encomenda novo navio da classe Meraviglia para 2023

A MSC aumentou o plano de expansão para 13 navios. Estão investidos quase 11 mil milhões de euros até 2026.

A MSC Cruises e a STX France assinaram um acordo que prevê a construção do quinto navio da classe Meraviglia, um investimento adicional de 900 milhões de euros ao plano total que já era de 10 mil milhões de euros. O navio, com capacidade para 6.335 passageiros, deverá ser entregue em 2023.

A chegada do novo cruzeiro foi anunciada esta quinta-feira nos estaleiros da STX em Saint-Nazaire, França, pelo presidente executivo da MSC Cruises, Pierfrancesco Vago, numa cerimónia onde foram assinaladas três fases da construção de um navio: o corte de aço do MSC Virtuosa, o quarto navio da classe Meraviglia, a cerimónia da moeda do MSC Grandiosa e o float out do MSC Bellissima, praticamente concluído. Pela primeira vez, estão a ser construídos simultaneamente três navios da companhia no mesmo estaleiro, próximo de Nantes.

Pierfrancesco Vago, que falava antes da abertura das válvulas que encheram de água a doca seca onde o MSC Bellissima está a ser construído, salientou que estes três contratos representam “a maior operação financeira da história do Les Chantiers de l’Atlantique [primeiro nome da STX France]”. “Teremos um impacto económico de quase nove mil milhões de euros”, disse, sublinhando que estão “orgulhosos de estar envolvidos na nação francesa” através da criação de três mil empregos diretos.

Com esta nova encomenda, o total investido pela MSC ascende para aproximadamente 11 mil milhões de euros. Até 2026, a companhia de cruzeiros italiana tem encomendados 13 novos navios.

A última entrega realizou-se no passado dia 9 de junho em Génova, Itália, onde foi batizado o MSC Seaview, irmão gémeo do recém-inaugurado Seaside e 15.º navio da frota. Seguem-se as cerimónias de batismo do MSC Bellissima em Southampton, no Reino Unido, e do MSC Grandiosa em Hamburgo, na Alemanha, agendadas para março e novembro do próximo ano, respetivamente.

*em Saint-Nazaire, a convite da MSC Portugal
1
1