desporto.sapo.ptdesporto.sapo.pt - 14 jun 16:33

Estágio da seleção angolana de basquetebol cancelado por falta de dinheiro

Estágio da seleção angolana de basquetebol cancelado por falta de dinheiro

Angola precisa apenas de uma vitória no Torneio do Egipto para se qualificar para o Mundial de 2019, na China.

A falta de verbas levou ao cancelamento do estágio da selecção nacional de basquetebol, o qual estava agendado para a Turquia e serviria de preparação para a segunda volta do torneio africano de qualificação para o Mundial. A prova de qualificação vai decorrer entre 29 de Junho e 1 Julho na cidade de Alexandria, no Egipto.

A informação foi revelada pelo presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Hélder Cruz ‘Maneda’: "Nós nem temos disponibilidade financeira para a selecção nacional sénior deslocar-se para o palco da competição", afiança.

O dirigente fez ainda saber que o seu elenco federativo enviou o programa de actividades ao Ministério da Juventude e Desportos há sete meses, mas sem obter qualquer resposta.

"Mandámos desde Novembro do ano passado a programação das competições nacionais e internacionais ao Ministério. O que nos causou espanto é que não recebemos nenhum pronunciamento. É muito complicado trabalhar assim", lamenta.

Contudo, a direcção da FAB continua a aguardar por uma resposta do Ministério da Juventude e Desportos, a fim de definir mais cedo a data de viagem para Alexandria, onde Angola vai lutar pela qualificação.

Entretanto, como alternativa, a selecção trabalha em Luanda, onde realizará alguns jogos amistosos com a equipa do BIC Basket, para medir o nível competitivo dos atletas que militam dentro e fora do país.

O estágio da selecção nacional de basquetebol estava previsto começar na passada terça-feira (12 de Junho), na Turquia, onde estavam agendados alguns jogos com equipas locais e estrangeiras.

Angola lidera o grupo C do torneio de qualificação, com seis pontos, seguido do Egipto (cinco pontos), Marrocos (4) e Republica Democrática do Congo (3).

Com essa classificação, obtida na primeira volta da prova, Angola precisa apenas uma vitória para se qualificar para o Mundial 2019, onde sonha chegar até aos primeiros lugares.

1
1