www.jn.ptjn.pt - 14 jun 19:51

Gel Fujirado: Onde estão os cordões!?

Gel Fujirado: Onde estão os cordões!?

Testámos a Gel Fujirado e apreciámos a sua nova forma de fecho.

A ASICS é indiscutivelmente uma das marcas de calçado de corrida mais apreciada pelos atletas amadores e profissionais. Mas no domínio do trail as opiniões já se dividem mais. Ou porque a tecnologia de gel não é apreciada pelo aumento no amortecimento em terrenos irregulares, o que pode complicar a tração do pé, ou pelo peso da sapatilha.

No caso da Gel Fujirado, há claramente um aspeto que salta à vista quando abrimos a caixa. Onde estão os cordões? O que é esta roda preta de lado? Apertar sapatilhas sem o tradicional método dos atacadores não é de facto uma ideia inovadora. Já o vimos noutras marcas. No entanto, ao introduzir esta tecnologia, a ASICS quis procurar o melhor do mercado. A BOA Fit System é uma empresa com 17 anos de experiência em sistemas de aperto de botas para desportos como snowboard e ski, até ao calçado técnico e de proteção, como o de operários de corte de madeira.

Enfiar o pé, clicar para dentro e rodar para apertar. O fio que está ligado à roda de aperto das sapatilhas é surpreendentemente fino e não mostrou nenhum desgaste durante os testes a que foi sujeito. Andámos por terrenos secos, com galhos, travessias de rio, poeira. Esteve sempre em tensão e nunca houve redução no aperto.

De salientar que, ao contrário de muitas outras sapatilhas de trail, este modelo adota o método de calçar "como uma meia": há um tecido de neoprene que abraça toda a zona do peito do pé, como uma meia. A primeira impressão é de um conforto enorme, mas ao fim de algum tempo pode tornar-se quente.

Em teste

No terreno, o comportamento foi surpreendente. O drop (desnível entre calcanhar e dedos) de 8 milímetros, que é um valor médio nas sapatilhas de corrida, é discreto, mas sente-se bem o reforço em subidas, aumentado pelo apoio da camada de gel.
A sola oferece uma tração segura, mesmo em pedra molhada, o que permite uma passada rápida e segura. Em nada fica atrás de modelos com solas da vibram.

Para travessias de rios, a camada de neoprene foi muito útil, mantendo os pés secos em cursos pequenos. É óbvio que quando temos água pelo joelho, só de galochas é que saímos secos.

Em resumo

As Gel Fujirado surpreendem pelo conforto no peito do pé que o sistema de aperto permite. Em menos de dois segundos temos o "fit" perfeito para o pé, seja para correr 10 ou 50 quilómetros.

1
1