tek.sapo.pttek.sapo.pt - 14 jun 16:57

Programa UT Austin Portugal leva investigadores para formação avançada no Texas

Programa UT Austin Portugal leva investigadores para formação avançada no Texas

O programa intensivo de formação em Computação Avançada promovido pelo Programa UT Austin Portugal tem a duração de quatro meses. Os selecionados terão o estatuto de investigador convidado....

Investigadores de instituições de ensino superior portuguesas, seus institutos e unidades de investigação e desenvolvimento associadas podem submeter as suas candidaturas ao programa de formação avançada em duas fases: até dia 3 de julho (1ª fase) e até dia 24 de julho (2ª fase).

Os selecionados vão trabalhar no Centro de Computação Avançada da Universidade do Texas em Austin (TACC), nos EUA, naquele que é considerado um dos centros de supercomputação mais avançados do mundo e vão ter acesso a uma bolsa de mobilidade, de forma a cobrir as despesas decorrentes da sua estadia por um período até quatro meses.

Renovação de parcerias reforça aposta do Governo na inovação do país Ver artigo

Beneficiando do estatuto de investigador convidado (visiting reseacher), os participantes têm acesso a todos os recursos humanos e físicos do Centro de Computação Avançada da Universidade de Texas em Austin. Além de aulas, participação em produção de sistemas, entre outros, têm também oportunidade de ganhar experiência em áreas emergentes de plataformas de computação científica.

Os candidatos que sejam selecionados na primeira fase vão ter a oportunidade de trabalhar no Centro de Computação Avançada de Texas de agosto a dezembro de 2018. Por sua vez, as candidaturas feitas até 24 de julho dizem respeito a um período de permanência nos EUA que pode ser feito de janeiro a maio de 2019, de maio a agosto de 2019 ou de agosto a dezembro de 2019.

Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), o Programa UT Austin Portugal foi uma das três parcerias internacionais que o Governo português renovou até 2023 com a Universidade de Austin, no Texas.

O formulário de inscrição pode ser encontrado aqui e mais informações podem ser encontradas na página do Programa UT Austin Portugal.

1
1