visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 7 jun. 09:25

Há vagas de emprego à espera de enfermeiros... na Alemanha

Há vagas de emprego à espera de enfermeiros... na Alemanha

Portugueses interessados podem candidatar-se em plataforma na internet. Dominar a língua alemã é requisito obrigatório, de forma a ser possível comunicar com os doentes

A Alemanha dispõe de 35 mil vagas de emprego na área da enfermagem e cuidados geriátricos, segundo a empresa de mediação laboral Employland. A necessidade de contratar profissionais qualificados nestas áreas tem vindo a acentuar-se, e a tendência deverá manter-se nos próximos anos. Uma vez que o mercado interno não consegue dar resposta a tanta procura, também significativa na área da obstetrícia, é preciso recorrer à imigração. E em força: até 2030, estima-se, haverá na Alemanha um défice de um milhão de trabalhadores no setor da saúde, entre 165 mil médicos e 800 mil outros profissionais.

Os profissionais portugueses interessados podem inscrever-se, sem custos, na plataforma online da Employland, que funciona como uma espécie de base de dados onde as empresas procuram mão de obra e encaminha o trabalhador nas burocracias do processo. O serviço é cobrado às empresas que contraram.

Além dos conhecimentos de enfermagem, a candidatura implica um domínio da língua alemã, de nível B2 ou, na pior das hipóteses, A2, com formação adicional por forma a comunicar com os doentes.

“Apenas uma forte imigração pode resolver o problema”, considera esta startup de recursos humanos, apostada em indicar o caminho aos profissionais estrangeiros que se desejem juntar ao mercado de trabalho alemão.

NewsItem [
pubDate=2018-06-07 10:25:25.0
, url=http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2018-06-07-Ha-vagas-de-emprego-a-espera-de-enfermeiros.-na-Alemanha
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=202
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_06_07_770686156_ha-vagas-de-emprego-a-espera-de-enfermeiros-na-alemanha
, topics=[alemanha, enfermeiros, sociedade]
, sections=[sociedade, actualidade]
, score=0.000000]