rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 24 mai. 01:04

Yulia Skripal. “Tivemos muita sorte de ter sobrevivido a uma tentativa de assassinato"

Yulia Skripal. “Tivemos muita sorte de ter sobrevivido a uma tentativa de assassinato"

Foi a primeira declaração, por escrito, após a tentativa de envenenamento que a deixou em coma durante 20 dias. Apesar de os russos estarem a ser acusados pelo ataque, Yulia, que está em local secreto, admite regressar à Rússia.

A filha do espião Sergei Skripal, envenenada por um elemento químico, considera que quer ela quer o pai tiveram “muita sorte de ter sobrevivido a uma tentativa de assassinato”.

Na primeira declaração escrita desde o ataque, Yulia Skripal lembra que “a recuperação foi lenta e extremamente dolorosa”.

Em entrevista exclusiva à Reuters, de um local secreto e protegida pela polícia, Yulia Skripal confirma que a sua vida ficou “virado do avesso” e considera “chocante” que um “agente nervoso” tenha sido utilizado no ataque.

Yulia Skripal, de 33 anos, esteve em coma durante 20 dias. “Acordei com a notícia de que ambos tínhamos sido envenenados”. Teve alta após cinco semanas de internamento. Já o pai só teve alta a 18 de maio.

Yulia e Sergei, antigo coronel dos serviços secretos russos, foram atacados na cidade de Salisbury, Inglaterra, a 4 de março. Os britânicos acusam a Rússia de ter sido o responsável pelo ataque, mas Moscovo desmente. A substância utilizada foi o novichok, um agente químico utilizado pela União Soviética nos anos 70.

O caso Skripal levou à expulsão de cerca de 150 diplomatas russos de vários países, incluindo os Estados Unidos e vários membros da União Europeia.

“À medida que vou tendo consciência das mudanças devastadoras que me atingiram física e emocionalmente, vou vivendo um dia de cada vez e ajudo o meu pai até à sua recuperação total”, escreveu.

Apesar do ataque, Yulia admite nesta declaração à Reuters sem direito a perguntas, regressar à Rússia, mas só “a longo prazo”.

NewsItem [
pubDate=2018-05-24 02:04:17.153
, url=http://rr.sapo.pt/noticia/114059/yulia-skripal-tivemos-muita-sorte-de-ter-sobrevivido-a-uma-tentativa-de-assassinato
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=244
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_05_24_884000017_yulia-skripal-tivemos-muita-sorte-de-ter-sobrevivido-a-uma-tentativa-de-assassinato
, topics=[informação, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]