www.publico.ptpublico.pt - 24 mai. 17:47

Futebol. Rússia não detém carreira de Bruno Alves

Futebol. Rússia não detém carreira de Bruno Alves

Defesa-central de 36 anos dispensa recordes pessoais e diz estar disponível para continuar a ajudar a selecção depois do Mundial 2018.

Bruno Alves afirmou esta quinta-feira que, apesar dos seus 36 anos, vai continuar disponível para representar Portugal após o Mundial2018 e desvalorizou a possibilidade de se tornar no defesa mais internacional de sempre.

"Não tenho esse objectivo. Apenas o de ajudar a selecção, trabalhar e ajudar os meus companheiros dentro de campo. O que me motiva é estar presente na selecção, jogar e fazer melhor", afirmou Bruno Alves, que conta 95 jogos pela formação das “quinas”, menos 16 que Fernando Couto, o defesa mais internacional de sempre.

Bruno Alves descartou a possibilidade de deixar de representar Portugal após o Campeonato do Mundo e negou que a Rússia possa ser a sua última fase final de uma grande competição.

"Só penso em ajudar a selecção. Não penso em terminar carreira, nem terminar com a selecção. Estou sempre disponível para ajudar. A selecção proporcionou-me momentos inesquecíveis", disse o central do Rangers, em conferência de imprensa, na Cidade do Futebol, em Oeiras, antes de mais um treino.

Questionado sobre os incidentes que ocorreram na semana passada na Academia do Sporting, Bruno Alves considerou que isso "já é passado" e garantiu que Rui Patrício, William Carvalho, Bruno Fernandes e Gelson Martins vão ser "ajudados ao máximo" pelos colegas de selecção. "O seleccionador pediu-nos para não comentarmos esse episódio. Isso é passado. O nosso foco é a selecção", contou o antigo jogador do FC Porto.

Sobre a ausência de Cristiano Ronaldo, que ainda vai disputar a final da Liga dos Campeões pelo Real Madrid, Bruno Alves assumiu que a presença do capitão "aumenta a competitividade" nos treinos. "Estou a torcer por ele na final. Com Cristiano, os treinos são ainda melhores. A sua presença, competitividade e exigência obriga que todos sejam ainda melhores", explicou.

Para Bruno Alves, no Mundial2018, o primeiro objectivo de Portugal é "passar a fase de grupos" e só depois os jogadores poderão ter outras ambições. "No Campeonato do Mundo estão os melhores jogadores e as melhores selecções. Toda as equipas vão preparar-se muito bem e nós também. Marrocos é das melhores selecções africanas e o Irão uma das melhores da Ásia. Serão dois jogos muito tácticos em que ninguém vai querer errar", considerou.

No Grupo B, Portugal vai ainda defrontar a Espanha, naquele que será o jogo de estreia, a 15 de Junho, em Sochi. O duelo com Marrocos será a 20, em Moscovo, e com o Irão, de Carlos Queiroz, a 25, em Saransk.

Portugal, ainda com muitas baixas, incluindo Cristiano Ronaldo, volta na sexta-feira aos treinos na Cidade do Futebol, defrontando no dia 28 de Maio a Tunísia, em Braga, no primeiro particular que serve de teste para o próximo Campeonato do Mundo.

NewsItem [
pubDate=2018-05-24 18:47:43.0
, url=https://www.publico.pt/2018/05/24/desporto/noticia/russia-nao-detem-bruno-alves-1832023
, host=www.publico.pt
, wordCount=436
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_05_24_327755480_futebol-russia-nao-detem-carreira-de-bruno-alves
, topics=[futebol]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]