www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 23 mai. 19:05

Fundo Europeu e CGD assinam linha de 200 milhões para PME's portuguesas

Fundo Europeu e CGD assinam linha de 200 milhões para PME's portuguesas

Espera-se que o apoio europeu venha a beneficiar 1.250 empresas.

O Fundo Europeu de Investimento (FEI) e a Caixa Geral de Depósitos (CGD) assinam na quinta-feira um acordo de garantia relativo a uma carteira de empréstimos de 200 milhões de euros para financiamento de PME portuguesas.

“Este acordo beneficia do apoio do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), enquadrado no Plano de Investimento para a Europa, o plano Juncker”, anunciaram esta quarta-feira as duas entidades.

Na assinatura vão estar presentes o chefe do executivo do FEI, Pier Luigi Gilibert, Catarina Dantas Machado, pela Comissão Europeia, e Paulo Moita de Macedo, presidente da Comissão Executiva da Caixa.

“Nos termos do novo acordo InnovFin, a CGD concederá empréstimos em condições favoráveis a PME [pequenas e médias empresas] inovadoras”, adiantam.

A garantia do FEI é concedida no âmbito da iniciativa “EU InnovFin finance for Innovators”, com o apoio financeiro no âmbito do Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da União Europeia, e espera-se que o apoio europeu venha a beneficiar 1.250 empresas.

O FEI faz parte do grupo do Banco Europeu de Investimento. A sua missão central é apoiar as micro e PME europeias, ajudando-as a ter acesso ao financiamento.

O Plano de Investimento para a Europa — o plano Juncker — centra-se na promoção de investimentos para criar emprego e crescimento, utilizando de forma mais inteligente os recursos financeiros novos e existentes, eliminando os obstáculos ao investimento e proporcionando visibilidade e assistência técnica aos projetos de investimento.

NewsItem [
pubDate=2018-05-23 20:05:06.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/empresas/fundo-europeu-e-cgd-assinam-linha-de-200-milhoes-para-pmes/
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=231
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_05_23_915281376_fundo-europeu-e-cgd-assinam-linha-de-200-milhoes-para-pme-s-portuguesas
, topics=[economia, pme]
, sections=[economia]
, score=0.000000]