rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 23 mai. 20:09

"Faz-te à vida." O filho ignorou os pais e acabou despejado... por um juiz

"Faz-te à vida." O filho ignorou os pais e acabou despejado... por um juiz

O caso esteve a desenrolar-se em Nova Iorque desde fevereiro. O veredito chegou esta semana: aos 30 anos, Michael Rotondo vai mesmo ter de sair de casa dos pais.

Um homem de 30 anos não percebeu que já era hora de sair de casa dos pais, mesmo depois de estes lhe terem deixado cinco avisos em pequenos papéis espalhados pela casa, um deles acompanhado de um envelope com dinheiro para o ajudar a começar uma nova vida longe do 'ninho'.

Sem respostas, os pais decidiram levar o caso a tribunal e, esta semana, o juiz a cargo do processo deu-lhes razão e ordenou a Michael Rotondo que procure nova habitação. A resposta do 'réu': mereço um pré-aviso de seis meses como todos os inquilinos.

"Só queria um período de tempo razoável para sair, considerando o facto de que não estava realmente preparado para me sustentar na altura em que fui ordenado a abandonar a casa deles", contou à CNN.

O caso

Na primeira das notas que os pais lhe deixaram, a 2 de fevereiro, podia ler-se: "Depois de debater isto com a tua mãe, decidimos que deves sair de casa imediatamente. Tens 14 dias para sair. Não poderás voltar. Faremos o que for necessário para que cumpras esta decisão."

Dias depois de ter recebido a nota, os pais, Mark e Christina, decidiram procurar aconselhamento jurídico e apresentaram-lhe outro aviso, mais formal, a 13 de fevereiro, dando ao filho 30 dias para sair de casa antes de levarem o caso a tribunal.

A sentirem-se ignorados, deixaram passar cinco dias e deixaram-lhe uma terceira nota. Dessa vez, o pai deixou-lhe 1.100 dólares (cerca de 940 euros) para poder começar uma vida nova e, a acompanhar o dinheiro, um lista de conselhos:

"1) organiza as coisas de que precisas para trabalhar e para gerir um apartamento. 2) Vende outras coisas que tenham algum valor (por exemplo, a aparelhagem, ferramentas, etc); isto aplica-se especificamente a quaisquer armas que possas ter; precisas do dinheiro e não vais ter espaço para essas coisas todas; 3) há empregos até para pessoas com pouca experiência profissional como tu; arranja um - precisas de trabalhar!; 4) se precisares de apoio para encontrar uma casa, a mãe já se ofereceu para te ajudar."

O veredito

Michael ignorou todos os conselhos e avisos até ao ponto em que os pais decidiram interpor uma ação judicial para o despejar. O filho pediu ao tribunal que ignorasse o pedido, alegando que nos últimos oito anos os pais nunca lhe exigiram que contribuísse para as despesas nem ajudasse na manutenção da casa, algo que assumiu ser "simplesmente uma componente do acordo de vivência" entre progenitores e descendente, lê-se nos documentos judiciais.

O juiz Donald Greenwood, do Supremo Tribunal de Nova Iorque, rejeitou os argumentos e esta terça-feira ordenou o despejo de Michael.

À saída do tribunal, o condenado disse aos jornalistas: "Parece-me que devia ter 30 dias para sair, normalmente dá-se 30 dias a uma pessoa para ela abandonar uma casa. Esperava algo assim. Mas realisticamente, se esse não for o caso, não sei o que vou fazer." No mínimo, esperemos que consiga arranjar um emprego.

NewsItem [
pubDate=2018-05-23 21:09:47.32
, url=http://rr.sapo.pt/noticia/114029/faz-te-a-vida-o-filho-ignorou-os-pais-e-acabou-despejado-por-um-juiz
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=483
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_05_23_336770642_-faz-te-a-vida-o-filho-ignorou-os-pais-e-acabou-despejado-por-um-juiz
, topics=[informação, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]