rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 23 mai. 19:26

Contra ou a favor? António Costa não revela posição pessoal sobre eutanásia

Contra ou a favor? António Costa não revela posição pessoal sobre eutanásia

“Ficaria muito mal ao Governo intrometer-se num debate que está a decorrer na Assembleia da República", declarou o primeiro-ministro.

O primeiro-ministro não revela se é a favor ou contra a legalização da eutanásia. António Costa foi questionado esta quarta-feira pela líder do CDS, Assunção Cristas, no debate quinzenal no Parlamento.

Ficaria muito mal ao Governo intrometer-se num debate que está a decorrer na Assembleia da República, sendo que a Assembleia da República dispensa a minha opinião pessoal para decidir”, declarou António Costa.

Assunção Cristas voltou ao tema e recordou que a legalização da eutanásia não está inscrita no programa do Partido Socialista.

O primeiro-ministro lembrou o princípio da separação de poderes. “Nunca me irei pronunciar sobre a forma com ao Assembleia da República legisla”, frisou.

Questionado pela líder do CDS se os “parcos recursos” do Serviço Nacional de Saúde devem ser desviados para a eutanásia, António Costa garantiu que o Governo “aplicará todas as leis da Assembleia da República, sejam elas quais forem”.

Em entrevista à Renascença, em abril do ano passado, o primeiro-ministro disse que, se fosse deputado, não tinha “a certeza como votaria”.

“Sei que não votaria contra, não sei se votaria a favor", declarou.

Também em entrevista à Renascença, o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, anunciou que é contra a legalização da eutanásia, mas promete implementar a decisão do Parlamento.

NewsItem [
pubDate=2018-05-23 20:26:07.482
, url=http://rr.sapo.pt/noticia/114048/contra-ou-a-favor-antonio-costa-nao-revela-posicao-pessoal-sobre-eutanasia
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=202
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_05_23_22367304_contra-ou-a-favor-antonio-costa-nao-revela-posicao-pessoal-sobre-eutanasia
, topics=[informação, política]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]