www.jornaldenegocios.ptRaquel Godinho - 23 mai. 20:51

Cuidado com as máquinas, diz o Goldman Sachs

Cuidado com as máquinas, diz o Goldman Sachs

As tensões geopolíticas e os resultados das empresas têm sido os principais motores do desempenho das acções, nas últimas semanas.

Mas, alerta o Goldman Sachs, a época de apresentação de contas do primeiro trimestre está prestes a terminar. E, com o aproximar das férias, o volume negociado deverá ressentir-se. Questões que poderão levar a um aumento das vendas nos mercados accionistas. Numa nota citada pelo MarketWatch, o banco de investimento questiona se o mercado é mais comandado pelas emoções ou pelas máquinas. E estes analistas concluem que a negociação com computadores pode amplificar o próximo "sell-off" (vendas generalizadas). Neste contexto, é ainda analisado o tema dos "flash crashes", como aqueles que ocorreram em Fevereiro e também em Agosto de 2015.

Uma das dúvidas destes especialistas é se as classes de activos que mais têm beneficiado com a negociação algorítmica, como as matérias-primas agrícolas, o petróleo e as acções, poderão resistir a momentos de maior tensão na negociação. E, se até os mercados com maior negociação podem estar vulneráveis a "flash crashes", isso é revelador dos problemas mais significativos que daqui podem decorrer.

Jornalista

NewsItem [
pubDate=2018-05-23 21:51:00.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/sessao-de-abertura/detalhe/cuidado-com-as-maquinas-diz-o-goldman-sachs
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=161
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_05_23_2119557355_cuidado-com-as-maquinas-diz-o-goldman-sachs
, topics=[sessão de abertura, opiniao]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]