www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 23 mai. 18:45

PME Connect: Grandes empresas apoiam 50 PME

PME Connect: Grandes empresas apoiam 50 PME

AIP pretende ultrapassar barreiras da internacionalização, unindo cinco grandes empresas a 50 PME.

A Associação Industrial Portuguesa (AIP) apresentou esta quarta-feira em sessão pública o PME Connect, projeto que pretende impulsionar a internacionalização das Pequenas e Médias Empresas (PME) com a ajuda dos Grupos Fortemente Internacionalizados (GFI). A ideia é criar cinco grupos de trabalho, abrangendo as áreas do retalho, energia, turismo, IT e defesa e construção, onde uma grande empresa faz mentoring a 10 PME.

Um inquérito realizado às empresas pela AIP concluiu que os principais desafios da internacionalização dizem respeito à identificação de parceiros e à captação de clientes. Para tentar resolver o problema, com o apoio da Ordem dos Economistas e da Casa América Latina, a AIP criou este programa de cooperação que une a Sonae (retalho), a EDP (energia), o Grupo Pestana (turismo), a Mota-Engil (construção) e a Tekever (IT e defesa) a um grupo de 50 PME.

“É a primeira vez que uma associação junta cinco Grupos Fortemente Industrializados com PME”, disse Paulo Caldas, diretor da AIP, garantindo que o PME Connect vai alavancar a internacionalização destas empresas.

O programa funciona através de workshops ou ativation labs, como lhes chama Pedro Janeiro, manager da Deloitte, parceiro do programa, onde os cinco grupos de trabalho se reúnem em várias sessões para exporem as suas preocupações e estratégias. Vão acontecer ainda cinco dias abertos, entre 12 de julho e 14 de novembro, um para cada área de negócio, com o objetivo de criar redes de networking. Espera-se que se criem relações de confiança que resultem em projetos de internacionalização conjunta.

Apesar de Portugal estar a viver um “bom momento em termos de internacionalização”, segundo o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, também presente na sessão de apresentação, tendo as exportações registado um crescimento de 11%, ainda são muitas as empresas que marcam presença num só mercado externo. Das 46 mil empresas exportadoras em Portugal, 70% exporta apenas para um mercado.

Lembrando que o Governo tem como objetivo que as exportações cheguem a representar 50% do PIB, João Dias, administrador da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), destaca a importância da iniciativa PME Connect. “Apesar dos resultados, o número de empresas portuguesas que exportam ainda é muito baixo”, disse.

“O investimento não tem nacionalidade”, disse António Mota, presidente da Mota-Engil. “Em Angola somos angolanos e na China somos chineses”. Parceiro do PME Connect no papel de GFI, António Mota garante que a Mota-Engil é “uma multinacional de muitas PME”, estando presente em 28 países. O presidente da empresa de construção quer levar os valores da empresa, traduzidos em qualidade e compromisso, para o projeto.

NewsItem [
pubDate=2018-05-23 19:45:45.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/empresas/grandes-empresas-tornam-se-mentoras-de-50-pme/
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=422
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_05_23_16287236_pme-connect-grandes-empresas-apoiam-50-pme
, topics=[empresas, economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]