www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 23 mai. 17:23

Banco de Portugal lançou canal de contacto para fintech

Banco de Portugal lançou canal de contacto para fintech

A autoridade monetária portuguesa apresentou um canal de contacto para as fintech. O objetivo é esclarecer questões associadas a estas inovações.

O Banco de Portugal criou um canal de contacto para fintech, empresas de tecnologia financeira, o Fintech +. O objetivo é que através deste canal as fintech possam contactar a autoridade monetária e tirarem dúvidas associadas com a inovação financeira.

“Com esta iniciativa, o Banco de Portugal procura fortalecer o diálogo com atuais e futuros operadores do mercado financeiro, promovendo o tratamento equitativo dos vários intervenientes”, refere o comunicado do Banco de Portugal.

Na página de apresentação desta canal de contacto, a autoridade monetária sublinha que acompanha “os desenvolvimentos em matéria de inovação financeira para identificar os riscos e as oportunidades que estas transformações colocam em matéria de estabilidade financeira e do bom funcionamento dos sistemas de pagamentos”.

No final do ano passado, a CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) criou uma nova secção dedicada às fintech. O regulador do mercado de capitais português pretende, com este espaço, “facilitar o diálogo com os promotores de novos projetos que envolvam tecnologia financeira” e “esclarecer os promotores” sobre os novos regulamentos para esta área.

“As tecnologias e serviços FinTech apresentam potenciais oportunidades para o setor dos serviços financeiros, mas também, riscos específicos, dada a sua complexidade, sofisticação, volume de dados que geram e processam e pelo facto de serem disponibilizados através da internet”, lembra a entidade liderada por Gabriela Figueiredo Dias.

NewsItem [
pubDate=2018-05-23 18:23:19.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/fazedores/banco-de-portugal-lancou-canal-de-contacto-para-fintech/
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=218
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_05_23_159950338_banco-de-portugal-lancou-canal-de-contacto-para-fintech
, topics=[economia, fintech]
, sections=[economia]
, score=0.000000]