www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 23 mai. 18:22

Startup Portugal realiza nova missão ao estrangeiro

Startup Portugal realiza nova missão ao estrangeiro

A entidade que gere a estratégia nacional de empreendedorismo tem em curso uma nova missão ao estrangeiro, desta vez a uma conferência.

A Startup Portugal, entidade que gere a estratégia nacional de empreendedorismo, tem em curso uma nova missão ao estrangeiro, desta vez a Amesterdão (Holanda). Da comitiva fazem parte nomeadamente seis empresas nacionais – Pass P, Infinte Foundry, Icontrends, SubVisual, HUUB e a MyKubo – que vão participar na conferência de tecnologia “The Next Web Amsterdam” (TNW Conference).

“A missão de internacionalização durará três dias e inclui encontros com investidores e visitas a incubadoras e empresas baseadas na capital holandesa”, refere o comunicado enviado às redações. Uma parte da missão vai deslocar-se à B Building Business, tida como um dos espaços de incubação mais requisitados de Amesterdão, e à myCujoo, uma empresa fundada por portugueses que está nesta cidade holandesa.

Há alguns dias, a Startup Portugal realizou uma missão a Toronto (Canadá), aproveitando que o governo português estava a realizar precisamente uma missão aquela geografia para aferir as potencialidades deste mercado depois da assinatura do acordo de livre comércio entre a Comissão Europeia e este país.

Na altura, Maria Miguel Ferreira, diretora da Startup Portugal, explicava ao Dinheiro Vivo que: “a Startup Portugal tem iniciativas que apoiam desde a fase da ideia até à da internacionalização. Esta [missão ao estrangeiro] é uma das iniciativas que apoia as startups na fase de abordagem aos mercados externos”.

O calendário das viagens ao estrangeiro foi traçado no ano passado, incluindo a passagem por alguns dos principais eventos de tecnologia do mundo, como é o caso desta deslocação a Amesterdão e no final do ano passado a Berlim (época em que se realizava o Tech Crunch na capital germânica). Contudo, este calendário de visitas ao exterior vai sendo atualizado, nomeadamente em função das necessidades que chegam dos empreendedores, a quem apresentam a cada quatro meses um inquérito para perceberem “que mercados estão a abordar e onde é que precisam de mais ajuda”.

“Há também outro fator que determina que haja algumas alterações ao que foi planeado: as missões de Estado”, dizia. No âmbito destas missões ao exterior, além de organizar várias visitas e encontros – incluindo com investidores – a Startup Portugal explicava que apoia também as empresas em termos logísticos – ajudando-as a encontrar, por exemplo, alojamento – e comparticipando uma parte das despesas.

NewsItem [
pubDate=2018-05-23 19:22:48.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/fazedores/startup-portugal-realiza-nova-missao-ao-estrangeiro/
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=365
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_05_23_1482078034_startup-portugal-realiza-nova-missao-ao-estrangeiro
, topics=[economia, startups]
, sections=[economia]
, score=0.000000]