pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 23 mai. 17:00

TSMC inicia produção de processadores "A12" de 7 nanómetros para os iPhones

TSMC inicia produção de processadores "A12" de 7 nanómetros para os iPhones

Foi dado a conhecer que a TSMC, parceira da Apple para o fabrico dos SoC Apple, estará já a produzir o novo chip que deverá ter o nome de A12 e tecnologia 7 nanómetros.

A Apple tem já em produção o próximo iPhone (que pode vir em três modelos) que irá apresentar em setembro este ano.

A Bloomberg deu a conhecer há algumas horas que a TSMC, parceira da Apple para o fabrico dos SoC Apple, estará já a produzir o novo chip que deverá ter o nome de A12. A notícia relevante é a tecnologia usada.

TSMC quer partir na pole position nos 7 nanómetros

As informações publicadas explicam que o A12 usará um design de 7 nanómetros que é mais rápido, menor e mais eficiente que os chips de 10 nanómetros usados pela Apple nos atuais iPhone 8 e iPhone X.

A mudança para um processador de 7 nanómetros permitirá um melhor desempenho, aumentando também a eficiência e conservando o espaço interno.

Estas informações, segundo a mesma publicação, foram trazidas por elementos familiarizados com a produção do novo chip, embora a Apple e a TSMC se tenham recusado a comentar este assunto.

A TSMC disse anteriormente que começou a produção em massa de processadores de 7 nanómetros, mas não disse para quem os processadores estavam a ser produzidos.

Os comentários dos analistas entendem esta posição de ambas as empresas como uma tentativa de ganhar vantagem sobre os chips de 7 nanómetros da Qualcomm. Este assunto ganha um maior relevo dado o envolvimento da Apple e da Qualcomm numa batalha judicial.

A produção dos SoC da TSMC para os iPhones de 2018 parece estar dentro do prazo. No ano passado, a empresa também iniciou a produção em massa do chip A11 em maio.

O relatório de hoje também reitera que a Apple lançará “pelo menos um trio de novos iPhones neste outono”. Um deles é considerado uma versão maior do iPhone X, bem como um modelo de baixo custo com um ecrã LCD. A empresa também estará a planear uma versão atualizada do iPhone X.

NewsItem [
pubDate=2018-05-23 18:00:56.0
, url=https://pplware.sapo.pt/informacao/tsmc-processadores-a12-7-nanometros/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=304
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_05_23_1428385622_tsmc-inicia-producao-de-processadores-a12-de-7-nanometros-para-os-iphones
, topics=[tecnologia, tsmc, notícias, soc, apple a12, processadores]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]