www.pcguia.ptpcguia.pt - 23 mai. 20:31

Sophos descobre malware em apps Android

Sophos descobre malware em apps Android

A Sophos encontrou, através dos seus investigadores da SophosLabs, um malware escondido na biblioteca de 25 aplicações, aparentemente, legítimas na loja Google Play. A Sophos informou a Google das...

A Sophos encontrou, através dos seus investigadores da SophosLabs, um malware escondido na biblioteca de 25 aplicações, aparentemente, legítimas na loja Google Play. A Sophos informou a Google das aplicações em causa, tendo sido imediatamente removidas.

No entanto, a empresa de segurança estima que mais de 500 mil pessoas já descarregaram as aplicações afectadas antes das mesmas serem retiradas, estando estes dispositivos possivelmente infectados com o malware.

Este malware, identificado pela Sophos como Andr/Guerilla-D, passou pelo sistema de verificação da Google, o Play Protect, disfarçado com uma aplicação. Não é novidade um malware fazer-se passar por uma aplicação legítima, mas este foi mais além ao permanecer inactivo durante várias horas após ser descarregado. Uma vez activo, o malware invade o smartphone com anúncios.

As aplicações que contêm o malware Guerilla funcionam normalmente, – são essencialmente jogos, aplicações de edição de imagem ou de lanterna – mas em simultâneo estão a contactar servidores remotos e a receber instruções para transferirem ficheiros JAR maliciosos.

Este código Java extra gera receitas publicitárias fraudulentas para os criadores da aplicação, ao fazer com que o dispositivo clique em anúncios Google, em segundo plano, sem que os utilizadores se apercebam.

Apesar de por vezes alguns programas maliciosos passarem pelo controlo da Google, os investigadores referem que a loja Google Play continua a ser o lugar mais seguro para transferir as aplicações.

Via Sophos.

NewsItem [
pubDate=2018-05-23 21:31:43.0
, url=https://www.pcguia.pt/2018/05/sophos-descobre-malware-em-apps-android/
, host=www.pcguia.pt
, wordCount=222
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_05_23_1265942869_sophos-descobre-malware-em-apps-android
, topics=[mobilidade, guerilla, tecnologia, aplicações, notícias, malware, sophos, android, google play, segurança, apps]
, sections=[sociedade, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]