tek.sapo.pttek.sapo.pt - 23 mai. 17:32

Acordo entre os EUA e China pode trazer vantagens para a ZTE

Acordo entre os EUA e China pode trazer vantagens para a ZTE

As autoridades dos EUA proibiram o grupo chinês ZTE de comprar componentes norte-americanos durante sete anos. A sanção colocou em causa a sobrevivência da gigante de telecomunicações, mas ...

No mês passado, Washington decidiu pôr fim às exportações de componentes destinadas ao grupo chinês ZTE depois deste admitir ter vendido produtos que continham componentes norte-americanos ao Irão e à Coreia do Norte.

A sanção, imposta por um período de sete anos, surge numa altura de crescentes disputas comerciais entre Pequim e Washington e obrigou a empresa tecnológica chinesa a suspender as operações.

ZTE multada em 1,2 mil milhões de dólares por vender produtos norte-americanos ao Irão Ver artigo

“As principais operações da empresa foram interrompidas”, face à decisão do Departamento de Comércio dos EUA de “negar encomendas”, confirmou a ZTE em comunicado.

De acordo com a Bloomberg, a ZTE estima que a proibição da compra de serviços ou equipamentos aos EUA resultem em prejuízos à volta dos 3,1 mil milhões de dólares, uma vez que a gigante chinesa depende de tecnologia norte-americana, como chips e o sistema operativo Android, para fabricar dispositivos móveis.

Por ser uma decisão que representa uma ameaça à sua sobrevivência, a ZTE terá solicitado ao Departamento de Comércio dos EUA a suspensão da sanção, tendo surgido por parte de Donald Trump os primeiros sinais de apaziguamento.

O Presidente norte-americano indicou no seu Twitter que estaria a trabalhar com o presidente chinês Xi para encontrar uma forma da ZTE retomar a atividade, tendo dado instruções ao Departamento de Comércio nesse sentido.

Agora, e segundo o The Wall Street Journal, os dois países parecem ter chegado a um acordo, estando em cima da mesa a possibilidade da proibição de exportação ser levantada em troca do pagamento de uma multa de 1,3 mil milhão de dólares por parte da ZTE, a mudança da atual administração da tecnológica chinesa e a eleição de um novo conselho de administração.

CIA, FBI e NSA contra a utilização de smartphones de fabricantes chinesas Ver artigo

Segundo a imprensa norte-americana, o recuo de Pequim na decisão de subir as taxas alfandegárias sobre produtos agrícolas norte-americanos pode ser também um fator de negociação que beneficie a ZTE.

A China também já anunciou cortes nas tarifas de importação de carros, facilitando as tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo, noticia a Reuters que afirma que a ZTE também estará em conversações com a Samsung para que a sul-coreana forneça os seus chips Exynos ao mercado chinês.

NewsItem [
pubDate=2018-05-23 18:32:50.0
, url=https://tek.sapo.pt/noticias/negocios/artigos/acordo-entre-os-eua-e-china-pode-trazer-vantagens-para-a-zte
, host=tek.sapo.pt
, wordCount=376
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_05_23_1076537851_acordo-entre-os-eua-e-china-pode-trazer-vantagens-para-a-zte
, topics=[tecnologia, notícias, negócios]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]