pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 18 mai 01:00

AsteroidOS: alternativa para smartwatches que não recebem o WearOS

AsteroidOS: alternativa para smartwatches que não recebem o WearOS

Se no campo do hardware dos smartwatches as propostas são variadas e de muitos fabricantes, no dos sistemas operativos estão limitado ao WearOS e ao watchOS. Isso mudou agora com a chegada do AsteroidOS.

Depois de algum tempo de indecisão e de implementação, os smartwatches parecem ter conseguido o seu lugar de destaque e são cada vez mais uma alternativa.

Se no campo do hardware as propostas são variadas e de muitos fabricantes, no campo dos sistemas operativos estão limitados ao WearOS e ao watchOS. Isso mudou agora com a chegada do AsteroidOS.

Um dos componentes essenciais de um smartwatch é o seu sistema operativo. Tanto a Google como a Apple são as principais impulsionadoras deste mercado ao terem o WearOS e o watchOS. Se o primeiro é aberto e acessível a qualquer fabricante, o mesmo não se aplica ao segundo.

É neste campo que surge agora a primeira versão do AsteroidOS, uma versão aberta e dedicada a smartwatches, que desde 2015 vinha a ser desenvolvida.

Com uma filosofia open-source e com uma comunidade cada vez mais crescente, o AsteroidOS atinge assim uma maturidade natural e que o torna a proposta ideal para quem tem um smartwatch mais antigo, que não receberá, por isso, mais atualizações do SO, ou que procura um sistema mais aberto.

Por agora a oferta de aplicações do AsteroidOS é ainda limitada, estando, no entanto, bem equipado de base com notificações do smartphone, previsão do tempo, calendário, alarmes, temporizador e controlo da música.

Para isso conta com uma app dedicada no Android, o único sistema que por agora é suportado. Não existem para já planos conhecidos para a criação de uma versão para iOS.

Os criadores do AsteroidOS têm conseguido transpor a sua plataforma para um conjunto interessante de smartwatches.

Por agora os equipamentos suportados são: LG G Watch, LG G Watch Urbane, LG G Watch R, Asus Zenwatch 1, Asus Zenwatch 2, Asus Zenwatch 3 e Sony Smartwatch 3.

O AsteroidOS pode ser instalado de forma total ou em paralelo, com o Android Wear, estando disponíveis instruções detalhadas para esta instalação.

A ideia base dos criadores é alargar o suporte a muitos mais dispositivos e, principalmente, abrir o AsteroidOS à comunidade para que estes criem as apps que vão ser a garantia de sucesso deste novo sistema operativo.

AsteroidOS

1
1