pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 18 mai 10:00

Tenha o modo “Não incomodar durante a condução” em qualquer Android

Tenha o modo “Não incomodar durante a condução” em qualquer Android

O iOS e o Android, mais recentes versões têm mecanismos para criar modos de “Não incomodar durante a condução", algo que as versões mais antigas não recebem. Isso pode ser agora contornado de forma simples com o Driving Detective

Todos sabem que a utilização de smartphones durante a condução é uma situação que deve ser evitada a todo o custo. Para além dos problemas legais, o mais importante é mesmo a perda de atenção na estrada e do ambiente que nos circunda.

O iOS e o Android, nas mais recentes versões, têm mecanismos para criar modos de “Não incomodar durante a condução”, algo que as versões mais antigas não têm. Isso pode ser agora contornado de forma simples.

O modo “Não incomodar durante a condução” é uma forma simples que os sistemas operativos móveis oferecem para proteger os utilizadores de si mesmos. Ao detetarem que o utilizador está a conduzir, bloqueiam a apresentação de notificações e, em alguns casos, até respondem por estes, indicando a sua situação.

Claro que esta melhoria está apenas presente nas mais recentes versões do iOS e do Android, o que é um problema, em especial no último. Para todos os que querem esta funcionalidade e têm uma versão de Android mais antiga, existe agora o Driving Detective.

Esta é uma app muito simples, mas, ao mesmo tempo, muito útil. Para conseguir criar modo “Não incomodar durante a condução” faz uso do modo Não incomodar para criar um perfil que é ativado sempre que é detetado que o smartphone está num carro em movimento.

Por estar integrado com o Modo Não Incomodar, o Driving Detective permite configurar que tipo de notificações são ou não apresentadas e de que forma estas interagem com o utilizador.

A única condicionante do Driving Detective é que não está integrado com os sistemas disponíveis nos automóveis e, por isso, poderá ser ativado quando estamos no lugar do passageiro ou nos transportes públicos, podendo, no entanto, ser desligado nestes momentos.

O Driving Detective não é uma solução perfeita, mas consegue dar uma camada de segurança muito grande aos condutores, afastando-os da tentação de ver e responder às notificações que recebem quando estão a conduzir.

As vantagens do “Não incomodar durante a condução”

iPhone: Opção “Não incomodar durante a condução” é bem vista pelos seguros

1
1