www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 18 mai 11:04

Alteração à lei facilita OPA chinesa à EDP

Alteração à lei facilita OPA chinesa à EDP

A alteração realizada no âmbito do Programa Capitalizar vai facilitar a OPA da China Three Gorges, lançada há uma semana, sobre a EDP.

A alteração feita pelo Governo em junho de 2017 ao Código de Valores Mobiliários (CVM) vai facilitar a Oferta de Pública de Aquisição (OPA) da China Three Gorges (CTG) sobre a EDP. No âmbito do Programa Capitalizar, a Estrutura de Missão para a Capitalização das Empresas prop��s a alteração de um artigo relacionado com a imputação conjunta de direito de votos de acionistas de empresas com relações entre si, avança o Público esta sexta-feira.

A alteração legislativa veio beneficiar os acionistas chineses na medida em que a CTG e a CNIC (ambas detidas pelo Estado chinês), com 23,27% e 4,98%, respetivamente, do capital da EDP, têm agora os seus direitos de voto contabilizados em conjunto. No caso de chegarem aos 33% do capital, os dois acionistas ficam dispensados de lançar uma OPA.

Pedro Siza Viera, atual ministro-adjunto, que fazia parte da comissão executiva que propôs a alteração à lei, em junho, escusou-se de comentar, remetendo a questão para o Ministério das Finanças.

1
1