exameinformatica.sapo.ptexameinformatica.sapo.pt - 17 mai 22:48

Fralda inteligente consegue distinguir urina de fezes

Fralda inteligente consegue distinguir urina de fezes

Uma empresa da Alphabet, casa mãe da Google, está a desenvolver uma fralda inteligente que consegue distinguir se o bebé tem urina ou fezes na sua “descarga” mais recente.

A Verily, antiga Google Life Sciences, anunciou que aguarda o registo da patente para a fralda inteligente wireless e que alerta os pais quando os bebés se aliviaram e ainda distingue se há urina ou fezes. O sistema absorvente dispara um alerta que poderá ser ouvido num aparelho conectado e eventualmente numa app. Os alertas podem depois ser guardados e ajudar a manter um histórico, noticia o ArsTechnica. A distinção sobre o que foi expelido pelo bebé pode ajudar os pais ou quem estiver a tomar conta a decidir se a muda da fralda é urgente ou ainda pode aguardar uns minutos.

A fralda inteligente tem elementos condutivos e sensoriais, fibras de carbono, microelétrodos feitos de ouro, cobre e platina, além de polímeros condutivos. Estes elementos ajudam a definir qual a dimensão da zona afetada na fralda pelo “download” e disparam o alerta.

Os sensores podem ser ligados a um módulo eletrónico reutilizável e que pode ser aplicado em à frente da fralda. Esta “bolsa” guarda uma fonte de alimentação, um circuito e o transmissor.

A Verily alerta que não se deve inferir apenas pelo registo das patentes que a empresa está a preparar algum tipo de produtos, recusando confirmar se está efetivamente a planear ter uma fralda inteligente no mercado em breve.

1
1