www.publico.ptpublico.pt - 19 abr. 18:16

Banco de Portugal. Tribunal pede ao Banco de Portugal actas das reuniões prévias à resolução do BES

Banco de Portugal. Tribunal pede ao Banco de Portugal actas das reuniões prévias à resolução do BES

O Tribunal Administrativo de Lisboa deu hoje 20 dias ao Banco de Portugal para entregar ao tribunal as actas das reuniões das últimas 48 horas antes da resolução do BES.

O Banco de Portugal foi hoje chamado a prestar esclarecimentos no Tribunal Administrativo de Lisboa sobre a resolução do Banco Espírito Santo (BES), feita no Verão de 2014, a propósito de processos que pedem a impugnação dessa decisão.

Na sessão de hoje de manhã, o juiz pediu ao banco central vários documentos, nomeadamente as actas das reuniões das últimas 48 horas antes da resolução do BES, período em que terá sido decidida a intervenção na instituição financeira, disse fonte ligada ao processo à Lusa.

Já aos 19 fundos de investimento que colocaram a acção judicial a pedir a nulidade da deliberação do Banco de Portugal (BdP) de 3 de Agosto de 2014, que impôs uma medida de resolução ao BES, o tribunal pediu que informem se obrigações que detêm do BES foram compradas antes ou depois da resolução. O objectivo será saber se aproveitaram essa intervenção para tentarem fazer dinheiro.

Ambas as partes terão 20 dias para fazer chegar a informação pedida ao tribunal.

Em Maio do ano passado, perante 20 processos que deram entrada no Tribunal Administrativo de Lisboa que pediam a nulidade da deliberação do BdP, o juiz Benjamim Barbosa escolheu julgar apenas um e tornar essa sentença válida para os restantes.

No documento, a que a Lusa teve então acesso, o juiz dizia que, apesar de os argumentos serem diferentes, a questão central é a mesma, pelo que é necessário que seja "dada uma só resposta jurisdicional a tal questão", até para "evitar a prolação de decisões contraditórias que só desprestigiam a justiça".

O processo escolhido foi o nº 2586/14.3BELSB, colocado por 19 fundos de investimentos internacionais, nomeadamente norte-americanos, que investiram em obrigações do BES.

Os restantes processos estão desde então suspensos à espera da sentença do processo seleccionado.

A Lusa contactou fonte oficial do Banco de Portugal, mas até ao momento não foi possível obter qualquer comentário.

NewsItem [
pubDate=2018-04-19 19:16:43.0
, url=https://www.publico.pt/2018/04/19/economia/noticia/tribunal-pede-ao-banco-de-portugal-actas-das-reunioes-previas-a-resolucao-do-bes-1810993
, host=www.publico.pt
, wordCount=303
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_04_19_930519790_banco-de-portugal-tribunal-pede-ao-banco-de-portugal-actas-das-reunioes-previas-a-resolucao-do-bes
, topics=[banco de portugal]
, sections=[economia]
, score=0.000000]