sol.sapo.ptsol.sapo.pt - 19 abr. 17:14

Caso EDP. Salgado vai ser constituído arguido

Caso EDP. Salgado vai ser constituído arguido

Em causa estão transferências para o antigo ministro da Economia, Manuel Pinho

Ricardo Salgado vai ser constituído arguido no caso EDP, que investiga os benefícios de 1,2 mil milhões de euros concedidos à elétrica portuguesa por parte do antigo ministro da Economia, Manuel Pinho.

Segundo o Observador, em causa está a transferência de mais de um milhão de euros por parte da ES Enterprises ( o famoso saco azul do GES) para uma offshore de Manuel Pinho, a Tartaruga Foundation, com sede no Panamá.

O Ministério Público (MP) defende que o objetivo destes pagamentos era “Beneficiar esses grupos empresariais [Banco Espírito Santo/Grupo Espírito Santo] e a EDP (do qual o BES era acionista) durante o tempo em que exerceu tais funções públicas” no Governo de José Sócrates.

De acordo com o mesmo site, enquanto era ministro da Economia, Pinho recebeu um total de 508 mil euros vindos do saco azul do GES. Este montante foi sendo acumulado através de transferências mensais com um valor preciso: 14.963,94 euros. Tais pagamentos ocorreram quando Pinho não tinha qualquer ligação ao Grupo Espírito Santo – Antes de exercer funções no Governo, Manuel Pinho era funcionário deste grupo.

Recorde-se que Manuel Pinho também é arguido neste processo. O ex-ministro é suspeito de ter favorecido a EDP através de um conjunto de decisões em termos de legislação de produção e venda de eletricidade.

NewsItem [
pubDate=2018-04-19 18:14:19.0
, url=https://sol.sapo.pt/artigo/608972/caso-edp-salgado-vai-ser-constituido-arguido
, host=sol.sapo.pt
, wordCount=211
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_04_19_876428239_caso-edp-salgado-vai-ser-constituido-arguido
, topics=[edp, manuel pinho, justiça, sociedade, ricardo salgado]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]