rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 19 abr. 17:17

Internet e satélites? A Índia inventou-os “há séculos”, garante ministro

Internet e satélites? A Índia inventou-os “há séculos”, garante ministro

“Não é nada de novo para nós”, acredita o ministro indiano Biplap Deb. Os argumentos? Os engenheiros da Microsoft e um épico indiano.

O ministro indiano Biplap Deb defendeu, na terça-feira, que a Internet e os satélites foram inventados por cidadãos indianos "há milhares de anos".

O ministro-chefe do estado de Tripura, no Nordeste da Índia, argumentou, durante um evento oficial, que os relatos feitos em Mahabharata, um épico indiano que começou a ser escrito no século IV a.C, só foram possíveis graças às potencialidades da internet, que, acredita o ministro, a Índia já conhecia bem antes de Tim Berners-Lee, o pai da World Wide Web, a ter mostrado ao mundo.

"A Índia tem usado a internet há séculos. Em Mahabharata, Sanjay (o cocheiro do rei Dhritarashtra) era cego, mas narrou o que acontecia na batalha para Dhritarashtra mesmo assim. Isso aconteceu por causa da internet e da tecnologia. A comunicação por satélite também existiu durante o período", disse o ministro-chefe de Tripura, segundo a edição digital do "India Times".

“Não é nada de novo para nós”, acredita Deb.

Esta quinta-feira, o ministro voltou a defender a sua posição, ao dizer à agência de notícias Ani que, apesar de os países europeus e dos Estados Unidos alegarem que inventaram a internet, a tecnologia teve mesmo início na Índia.

“A internet e os satélites existem na Índia há milhares de anos. Hoje em dia estamos à frente em relação à internet e à tecnologia”, argumentou o ministro indiano, que apontou o facto de grande parte dos engenheiros da Microsoft serem indianos como argumento para a sua tese.

As declarações do ministro indiano levaram muitos indianos a insurgirem-se nas redes sociais. A economista indiana Rupa Subramanya recorreu à rede social Twitter para classificar as declarações de Biplab Deb como “patetas” e dizer que o ministro e o seu partido estão mais preocupado em “romantizar um passado ficcional que nunca existiu” em vez de “resolver os problemas de hoje”.

The anti-intellectualism and regressive streak from sections of the BJP continues to astound and worry. Rather than solve today’s problems they’re busy romanticizing a fictional past that never existed. Pathetic and embarrassing. https://t.co/QqTxXZFL9F

— Rupa Subramanya (@rupasubramanya) 18 de abril de 2018

Esta não é, no entanto, a primeira vez que membros do governo nacionalista do BJP, incluindo o primeiro-ministro Narendra Modi, fazem declarações a dizer que muitas das conquistas da ciência e da tecnologia tinham já sido inventadas por indianos.

Em 2014, o primeiro-ministro disse num hospital em Mumbai que a cirugia estética já existia na antiga Índia. Em setembro de 2017, foi a vez do ministro da educação dizer que o avião já surgia mencionado no épico hindu Ramayana.

NewsItem [
pubDate=2018-04-19 18:17:27.465
, url=http://rr.sapo.pt/noticia/111173/internet-e-satelites-a-india-inventou-os-ha-seculos-garante-ministro
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=416
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_04_19_1873425877_internet-e-satelites-a-india-inventou-os-ha-seculos-garante-ministro
, topics=[informação, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]