eco.pteco.pt - 19 abr. 17:51

Deco cancela parceria com Citydrive devido a “problemas”

Deco cancela parceria com Citydrive devido a “problemas”

No dia em que o ECO revela que a app de carsharing Citydrive já não funciona, a Deco confirma o fim da parceria com o serviço. Automóveis já terão sido recolhidos por alegadas dívidas a fornecedores.

A Deco Proteste cancelou a parceria que tinha com a aplicação de carsharing Citydrive, depois de ter tomado conhecimento da existência de “problemas” na empresa, apurou o ECO. O ramo editorial da associação de defesa do consumidor oferecia descontos aos assinantes, que podiam alugar carros através da aplicação a preços mais reduzidos e não tinham de pagar o emolumento cobrado no ato de registo.

O ECO revelou em primeira mão esta quinta-feira que a Citydrive, uma das primeiras aplicações móveis a permitir reservar automóveis partilhados em Lisboa, já não se encontra a operar no país. Não só a aplicação já não mostra carros disponíveis como o site oficial da empresa apresenta uma mensagem a dizer que o serviço está indisponível. Além disso, ex-trabalhadores já pediram a insolvência da empresa, reclamando vários meses de salários em atraso.

A Deco Proteste era parceira da Citydrive. Os subscritores da revista não tinham de pagar o emolumento de 19,90 euros no ato de registo e podiam usar os carros Skoda Fabia e Opel Adam da Citydrive a um preço de 23 cêntimos por minuto, abaixo dos 29 cêntimos por minuto fixado para os restantes utilizadores.

Contudo, o serviço já não funciona e há grandes dificuldades em contactar os responsáveis da empresa. Um ex-trabalhador, que pediu anonimato, fala em “desistência” e “desertificação” do gerente, Jason Reid, que tem morada fiscal no Reino Unido. Fonte próxima de uma empresa, que ajudou a Citydrive a promover o serviço em Portugal, disse ao ECO que “foram seis meses de trabalho em vão”. “Eles desapareceram do mapa. Ficaram a dever a toda a gente”, afirmou.

Embora a notícia só tenha sido divulgada esta quinta-feira, fonte oficial da Deco Proteste admitiu, ao ECO, que tomou conhecimento, por via informal, da existência de “problemas” na Citydrive há cerca de 15 dias, escusando-se a especificar quais. Nesse sentido, a associação tentou contactar os responsáveis da companhia, representada em Portugal pela Nextmotion Unipessoal Lda., mas tal não foi possível até hoje.

“Não conseguimos o contacto. Por isso, retirámos de todos os canais as informações sobre a parceria”, sublinhou a mesma fonte. A Deco Proteste garante ainda que os assinantes da revista não foram, de qualquer forma, lesados, porque a parceria pressupunha um “desconto imediato direto” no preço do serviço da prestado pela Citydrive. Por isso, foi feito o cancelamento “unilateral” da parceria.

"Não conseguimos o contacto [com a Citydrive]. Por isso, retirámos de todos os canais as informações sobre a parceria.”

Deco Proteste

Fonte oficial

O ECO tentou contactar Jason Reid, sócio-gerente da empresa, e Ana Sarmento, que era diretora-geral. Mas sem sucesso. Contactada, a Citydrive também ainda não respondeu ao ECO. A Yo!Car, grupo suíço que terá comprado a Citydrive em Portugal em 2016, ainda não enviou respostas às questões colocadas. A Citydrive também deixou de estar presente no Facebook.

Esta quarta-feira, foi apresentada em Lisboa uma nova aplicação do mesmo género da Citydrive: chama-se Emov, conta com o apoio do grupo PSA e tem já nas ruas de Lisboa 150 automóveis elétricos Citröen C-Zero. Na apresentação, ainda antes de se conhecerem publicamente os problemas da Citydrive, Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, reafirmou o empenho da autarquia em apoiar todos os operadores. “Estamos muito empenhados em apoiar todos os operadores que queiram entrar no mercado”, disse.

O ECO contactou o gabinete do vereador da Mobilidade e Segurança, Miguel Gaspar, no sentido de apurar se a Câmara Municipal já tinha conhecimento de eventuais problemas na Citydrive, que era um dos operadores de carsharing da capital portuguesa. Fonte do gabinete recusou fazer comentários acerca do assunto.

Automóveis já terão sido recolhidos. Empresa não terá bens a executar

O que é feito das dezenas de automóveis ao serviço da Citydrive estacionados nas ruas de Lisboa? Ao que o ECO apurou, a maioria terá sido recolhida pelos fornecedores da Citydrive, tendo em conta que seriam veículos alugados a empresas em regime de leasing. Em causa estão, pelo menos, dez carros Skoda Fabia e 30 carros Opel Adam.

Uma fonte conhecedora da situação da empresa disse que essa recolha terá sido feita pelos fornecedores por falta de pagamento dos serviços. No entanto, alguns dos automóveis estarão em parte incerta, uma vez que a Citydrive terá perdido o acesso ao backoffice da aplicação, onde era indicado o estado dos automóveis e a respetiva localização.

O facto de a empresa alugar os automóveis está a revelar-se uma dificuldade para quem reclama dívidas junto da empresa. O ECO sabe que esteve em curso um pedido de injunção por parte de uma empresa que fez a comunicação da Citydrive e que garante não ter sido paga pelo serviço. “A agente de execução não encontrou nada”, disse fonte próxima do processo, referindo-se à eventualidade de a Citydrive ter bens que pudessem ser penhorados para perfazer o valor da dívida.

Esse pedido terá ficado sem efeito quando deram entrada nos tribunais três pedidos de insolvência da empresa Nextmotion Unipessoal Lda. Os responsáveis, que são ex-trabalhadores da empresa, reclamam créditos superiores a 18.200 euros. Os pedidos estão a ser avaliados na Justiça.

NewsItem [
pubDate=2018-04-19 18:51:38.0
, url=https://eco.pt/2018/04/19/deco-proteste-cancela-parceria-com-citydrive-fala-em-problemas-na-empresa/
, host=eco.pt
, wordCount=831
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_04_19_148116368_deco-cancela-parceria-com-citydrive-devido-a-problemas
, topics=[tecnologia]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]