www.computerworld.com.ptcomputerworld.com.pt - 16 abr 15:22

Terapeuta digital capta ronda de 4,6 milhões de dólares

Terapeuta digital capta ronda de 4,6 milhões de dólares

A Sword Health anunciou ter captado 4,6 milhões de dólares proveniente de investidores da Europa e dos EUA.

A Sword Health, uma startup portuguesa que criou um terapeuta digital para fisioterapia, fechou um investimento “seed” no montante de 4,6 milhões de dólares. O valor foi captado junto dos fundos de investimento Green Innovations, Vesalius Biocapital III, entre outros investidores da Europa e EUA.

O montante servirá para acelerar o desenvolvimento de novas terapias digitais, como a Sword Phoenix, e impulsionar o crescimento global da Sword Health, explica a startup em comunicado.

A terapeuta digital Sword Phoenix “combina os mais recentes avanços na área da inteligência artificial com sensores de movimento de alta precisão, permitindo democratizar o acesso a fisioterapia de qualidade e alta intensidade ao mesmo tempo que reduz custos operacionais”.

A solução permite aos pacientes realizarem “as suas sessões de fisioterapia em casa, com feedback do seu desempenho em tempo real e sempre monitorizados pela sua equipa clínica”. A partir de casa, os pacientes “têm acesso a uma terapia de qualidade e de alta intensidade, aumentando os níveis de envolvimento e compromisso dos pacientes com o seu processo de recuperação”, explica comunicado.

A solução “reduz drasticamente o custo da fisioterapia para os fornecedores de serviços de saúde, ao mesmo tempo que disponibiliza o acesso à informação mais relevante relativa ao desempenho do paciente e o aumento da eficiência operacional das equipas clínicas”.

Em simultâneo, a solução permite “expandir a pegada terapêutica das equipas clínicas” ao abrir a possibilidade de “tratar mais doentes, com resultados clínicos sólidos”. Além disso, a startup explica que que o Sword Phoenix “reduz drasticamente o custo da fisioterapia para os fornecedores de serviços de saúde, ao mesmo tempo que disponibiliza o acesso à informação mais relevante relativa ao desempenho do paciente e o aumento da eficiência operacional das equipas clínicas”.

A empresa revela que, segundo os ensaios clínicos realizados pela Sword Health, “é possível aferir que 93% dos pacientes que se reabilitaram com o Sword Phoenix apresentam uma melhoria na qualidade das suas capacidades motoras”.

Virgílio Bento, fundador e director-executivo da Sword Health, afirma que “o nosso terapeuta digital permite a democratização do acesso a uma fisioterapia de alta qualidade aos pacientes, no conforto de sua casa. Representa um novo paradigma que irá definir os próximos 50 anos da fisioterapia em todo o mundo”.

Depois de três anos a desenvolver e a refinar a tecnologia e a promover estudos clínicos intensivos, a Sword Health quer agora focar-se “na expansão para o mercado global, no desenvolvimento de novas terapias digitais e em mais estudos clínicos”.

A tecnologia da Sword Health já está a ser utilizada por profissionais de saúde, através de seguradoras, de serviços nacionais de saúde, de organizações ou de centros de reabilitação, em países como os EUA, Canadá, Austrália, Noruega, Portugal, África do Sul México e Japão.

 Por Comunicado de imprensa Tags
1
1