observador.ptobservador.pt - 20 mar. 00:05

Uma negra e outra branca: as gémeas “milagre” que são capa da National Geographic

Uma negra e outra branca: as gémeas “milagre” que são capa da National Geographic

São duas meninas de 11 anos e irmãs gémeas mas têm cores de pele bem distintas: uma é negra e outra branca. As meninas "milagre" vão ser capa da National Geographic em abril.

Marcia e Millie Biggs são as protagonistas da capa da revista National Geographic do mês de abril. As meninas “milagre”, como lhes chama a mãe, são gémeas e fazem parte de um  grupo muito restrito de irmãos gémeos que têm cores de pele diferentes: uma é branca e outra é negra. As meninas de 11 anos foram escolhidas pela revista para retratar uma edição exclusiva que se dedica ao tema da raça.

Filhas de mãe inglesa e de pai jamaicano, Marcia e Millie têm feições similares, tal como todos os gémeos, mas há algo que as distingue. A cor de pele de ambas salta à vista e muitas vezes perguntavam aos pais se eram realmente gémeas. Com o seu cabelo loiro e pele clara, Marcia herdou os traços da mãe, enquanto Millie é a cara do pai, com os seus cabelos castanhos e pele escura.

Passados 11 anos, as diferenças entre as duas são mais visíveis, mas nem por isso são alvo de discriminação, antes, conta a mãe, são alvo de mentes curiosas. Com o passar do tempo, diz, “as pessoas simplesmente começaram a ver a sua beleza“. Para a mãe, são as meninas “milagre” embora não seja caso único no mundo.

Photo @Hammond_Robin. I had the privilege of shooting the cover of this month’s special issue on Race. 11 year old twins Millie (right) and Marcia (left) are from Birmingham, United Kingdom. Their mother calls them her “rainbow twins.” “They’re my miracles” she says. Race is a made-up label used to define and separate us. In its special race issue, @NatGeo reports on the origins of scientific racism and how it has defined society as we know it. #IDefineMe. I’ll be sharing more images from the cover shoot and the feature I shot on genetics and race at @Hammond_Robin

A post shared by National Geographic (@natgeo) on Mar 12, 2018 at 7:09am PDT

Mas afinal por que razão são gémeas e nascem com uma cor diferente? Os traços de cada criança dependem de inúmeros fatores como “o local de onde são os antepassados dos pais” e a genética da pigmentação dos pais, diz Alicia Martin, investigadora no Broad Institute em Cambridge, Massachusetts.

No caso de gémeos com cor de pele diferente, durante a gravidez, cada bebé teve de se desenvolver necessariamente num saco amniótico distinto, tendo assim diferenças na sua constituição genética. Em termos genéticos, diz a investigadora, a cor de pele “não é um traço binário” com apenas duas possibilidades. No século em que vivemos, escreve a National Geographic, “a compreensão da genética humana diz-nos que a ideia de raça é uma invenção humana“.

Millie diz que “o racismo é quando alguém te julga pela tua cor e não pelo teu eu“, já Marcia define este conceito como “uma coisa negativa, porque pode magoar os sentimentos das pessoas”. A ciência confirma que o conceito de raça “não tem base genética ou científica”, mas a verdade é que o conceito surge como uma linha divisória no mundo em que vivemos.

A revista inclui uma história sobre como se originaram as ideias científicas de raça, uma carta do editor que explora a própria história da raça e um documentário sobre o fenómeno de homens negros que são mandados parar pela polícia enquanto conduzem.

Percorra a fotogaleria para ver as fotografias de Millie e Marielle, mas também das gémeas Isabella e Gabriella.

NewsItem [
pubDate=2018-03-20 01:05:51.0
, url=https://observador.pt/2018/03/20/uma-negra-e-outra-branca-as-gemeas-milagre-que-sao-capa-da-national-geographic/
, host=observador.pt
, wordCount=558
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_03_20_1830725559_uma-negra-e-outra-branca-as-gemeas-milagre-que-sao-capa-da-national-geographic
, topics=[ambiente, ciência, natureza, national geographic]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]