visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 19 mar. 14:00

Polícia Judiciária está a fazer buscas na Fundação O Século

Polícia Judiciária está a fazer buscas na Fundação O Século

A instituição particular de solidariedade social com sede no Estoril e conhecida sobretudo pela sua colónia balnear está novamente a ser alvo de buscas. A Polícia Judiciária já tinha estado nas instalações da Fundação O Século em janeiro. Procuram documentos por suspeitas de uso indevido de dinheiros públicos

A Polícia Judiciária está novamente a fazer buscas na Fundação O Século, com sede no Estoril, por se manterem as suspeitas de má gestão por parte do presidente e do vice-presidente da instituição particular de solidariedade social. A PJ já tinha feito umas primeiras buscas em janeiro e na altura a VISÃO denunciou como Emanuel Martins, presidente da Fundação, era suspeito de usar indevidamente os dinheiros públicos dados à Fundação e de ter contratado uma série de familiares e amigos da Maçonaria.

O presidente e vice-presidente da Fundação estão neste momento apenas a assumir a gestão corrente, depois de na passada quinta-feira, ao fim de várias reuniões do Conselho de Curadores, ter caído o conselho de administração da instituição por demissão de três dos seus cinco administradores. Fontes contactadas pela VISÃO falam de uma situação financeira gravíssima - na semana passada havia apenas 20 mil euros em caixa - que pode comprometer o futuro da Fundação que nasceu em 1927 como Colónia Balnear - e que todos os anos leva centenas de crianças pobres à praia. O Conselho de Curadores está à procura de soluções para a liderança da Fundação e também para resolver o enorme buraco financeiro, dando continuidade à obra social.

Há duas semanas, a VISÃO revelou que, a 31 de dezembro de 2017, a Fundação O Século acumulava dívidas de 4 milhões de euros, entre financiamentos bancários, segurança social dos trabalhadores, fornecedores e IVA. Confrontado pela VISÃO com estes números, Emanuel Martins, o presidente da Fundação que está sob suspeita do Ministério Público, negou tudo.

Entretanto, ao que a VISÃO averiguou, a tensão aumentou nas reuniões do Conselho de Curadores liderado por Rodolfo Crespo. Os seus membros terão ficado chocados com as dívidas da Fundação. Emanuel Martins - que a VISÃO tentou contactar por telefone, mas sem sucesso - terá pedido, em troca da sua saída voluntária, vários salários e o carro da Fundação que conduz diariamente.

NewsItem [
pubDate=2018-03-19 15:00:33.0
, url=http://visao.sapo.pt/actualidade/portugal/2018-03-19-Policia-Judiciaria-esta-a-fazer-buscas-na-Fundacao-O-Seculo
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=317
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_03_19_314983352_policia-judiciaria-esta-a-fazer-buscas-na-fundacao-o-seculo
, topics=[polícia judiciária, presidente da fundação, estoril, portugal, política, emanuel martins, conselho de curadores, fundação o século, visão, judiciária]
, sections=[sociedade, actualidade]
, score=0.000000]