pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 19 mar. 23:00

Coca-Cola usa Blockchain para combater trabalho forçado

Coca-Cola usa Blockchain para combater trabalho forçado

A Coca-Cola e o departamento de estado americano lançaram um projeto que usa Blockchain para criar um registo seguro de trabalhadores em todo o mundo.

Para muitas pessoas, falar de criptomoeda não é só falar de dinheiro, é invocar uma nova tecnologia, criteriosamente criada, que poderá ser usada num futuro próximo com um regulador mundial. Tudo porque por detrás desta “moeda virtual” está a Blockchain.

Para percebermos como é importante esta tecnologia – muito para lá da gestão de “Bitcoins” – ficamos a saber que a gigante Coca-Cola, o departamento de estado americano, e outras três empresas, lançaram um projeto que usa Blockchain para criar um registo seguro de trabalhadores em todo o mundo.

Segundo informações veiculadas pela Reuters, citando a organização internacional do trabalho, quase 25 milhões de pessoas trabalham em condições de trabalho forçado globalmente, 47% das quais vivem na região Ásia-Pac��fico.

A Coca-Cola enfrenta a pressão dos reguladores para abordar a questão do trabalho forçado em países onde eles são clientes da cana-de-açúcar. Este problema, do trabalho forçado, tem sido abordado desde há muito tempo.

Um estudo divulgado no ano passado pela KnowTheChain (KTC), uma parceria fundada pela Humanity United, com sede nos Estados Unidos, deu a conhecer que a maioria das empresas de alimentos e bebidas deixam muito a desejar no que toca a esforços no combate a este grave problema.

Coca-Cola recorre à tecnologia Blockchain

Conhecendo as capacidades modernas da tecnologia Blockchain, este novo projeto utilizará as capacidades de validação e digitação Blockchain para criar um registo seguro para os trabalhadores e para os seus contratos.

Estamos a associar-nos ao piloto deste projeto para aumentar ainda mais a transparência e a eficiência do processo de verificação relacionado com políticas de trabalho dentro da nossa cadeia de fornecimento.

Referiu Brent Wilton, chefe dos direitos do local de trabalho da Coca-Cola

O vice-secretário adjunto do departamento de estado expressou otimismo em relação a este projeto, afirmando que, embora o Blockchain não possa obrigar as empresas a respeitar os contratos e a implementar práticas laborais éticas, a tecnologia pode criar uma cadeia de evidências que incentivem a conformidade.

O Departamento de Estado Norte-Americano, por sua vez, referiu que este é o primeiro grande projeto de direitos de trabalho que utiliza Blockchain, onde a agência governamental vê a Blockchain como uma ferramenta útil no desenvolvimento social.

Para implementar a tecnologia, a empresa americana Bitfury Group criará a plataforma Blockchain para o projeto, enquanto o Emercoin também fornecerá serviços Blockchain.

Leia também:

Blockchain: a tecnologia que promete mudar o Mundo

NewsItem [
pubDate=2018-03-20 00:00:12.0
, url=https://pplware.sapo.pt/informacao/coca-cola-usa-blockchain-no-combate-ao-trabalho-forcado/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=385
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_03_19_264095084_coca-cola-usa-blockchain-para-combater-trabalho-forcado
, topics=[tecnologia, notícias, coca-cola, blockchain, ciência]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]