observador.ptobservador.pt - 19 mar. 21:31

Raide aéreo sobre uma escola na Síria mata 15 crianças e 2 mulheres

Raide aéreo sobre uma escola na Síria mata 15 crianças e 2 mulheres

Um raide aéreo das forças governamentais sírias atingiu uma escola em Ghouta oriental, matando 15 crianças e duas mulheres que ali se encontravam escondidas. ONU pede fim da "situação catastrófica".

Quinze crianças e duas mulheres morreram esta segunda-feira durante um raide aéreo das forças governamentais contra um escola onde estavam escondidas, na cidade de Arbine, Ghouta oriental, denunciou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

Esta cidade, próxima da capital, Damasco, continua ocupada pelos rebeldes que ainda permanecem em Ghouta oriental, apesar de o regime do Presidente Bashar al Assad manter contra aquele antigo bastião uma forte ofensiva militar particularmente violenta e mortal, com constantes bombardeamentos e apoiada pelos aviões russos.

ONU pede fim da “situação catastrófica” em Ghouta oriental e Afrine

A ONU lançou esta segunda-feira um apelo urgente para “pôr fim à situação catastrófica de dezenas de milhares de pessoas em Ghouta oriental e Afrine”, nos arredores de Damasco, a capital, e a noroeste da Síria, respetivamente.

“Depois de ver em primeira mão as condições das pessoas da Ghouta oriental e Afrine, que estão cansadas, famintas, traumatizadas e temerosas, necessitamos de lhes proporcionar ajuda urgente”, referiu, em comunicado, Ali al Zaatari, coordenador da ajuda humanitária na Síria.

O responsável da ONU classificou de “angustiantes” as condições que são enfrentadas pelas pessoas. “Muitas permanecem presas pelo conflito no interior de Ghouta oriental e Afrine. Todas necessitam desesperadamente de ajuda”, defendeu.

Ali al Zaatari garantiu que a ONU e os seus parceiros estão totalmente mobilizados para entregar ajuda no terreno, deixando elogios aos “esforços incansáveis” que têm desenvolvido.

“Instamos os Estados-membros [das Nações Unidas] a fornecerem os necessários suprimentos e fundos”, afirmou, apelando também a todas as forças envolvidas no conflito que facilitem o acesso humanitário às pessoas necessitadas e que protejam os civis e os funcionários médicos e humanitários.

Tanto Afrine como Ghouta oriental são alvo de ofensivas que causaram dezenas de milhares de pessoas deslocadas. Localizado no noroeste da Síria, Afrine, que era controlada por milícias curdas, é alvo de uma campanha militar da Turquia, que é apoiada por fações rebeldes sírias, desde 20 de janeiro.

Ghouta oriental é o principal feudo da oposição fora de Damasco e sofreu uma ofensiva do Governo desde 18 de fevereiro, que começou com uma intensificação de bombardeios aéreos e de artilharia, e depois uma incursão terrestre.

NewsItem [
pubDate=2018-03-19 22:31:41.0
, url=https://observador.pt/2018/03/19/raide-aereo-sobre-uma-escola-na-siria-mata-15-criancas-e-2-mulheres/
, host=observador.pt
, wordCount=348
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_03_19_1700298441_raide-aereo-sobre-uma-escola-na-siria-mata-15-criancas-e-2-mulheres
, topics=[síria, mundo, conflito na síria, médio oriente, bashar al-assad]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]