www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 19 mar. 19:25

Sabe quais as aplicações do Facebook que estão a aceder aos seus dados?

Sabe quais as aplicações do Facebook que estão a aceder aos seus dados?

Se é utilizador do Facebook há vários anos, o mais provável é que sejam várias as aplicações que têm acesso aos seus dados pessoais.

A polémica que envolve o Facebook e a Cambridge Analytica está a dominar a atenção mediática. No centro do problema está a utilização de dados, por parte da Cambridge Analytica, que foram recolhidos na rede social sem o consentimento dos utilizadores – ainda que a tecnológica diga o contrário.

Os dados usados pela Cambridge Analytica foram recolhidos através de uma aplicação que permitia fazer um teste de personalidade e foi criada pelo investigador Aleksandr Kogan. Quem usava a aplicação pensava que estava a dar os seus dados para investigação académica, mas a verdade é que esses dados acabaram por ser usados na criação de perfis de marketing – aumentando a capacidade de influência do mensageiro junto das pessoas, neste caso o eleitorado norte-americano.

O escândalo da Cambridge Analytica volta a levantar questões relacionadas com a privacidade dos dados, daí a pergunta: sabe que aplicações do Facebook estão a aceder às suas informações?

Todas as alturas são boas para rever que empresas e aplicações têm acesso a dados como o seu nome, email e lista de amigos, mas devido à pertinência do caso da Cambridge Analytica, fazer essa revisão o quanto antes é um bom conselho.

Para saber que aplicações têm acesso aos seus dados no Facebook basta aceder ao separador das ‘Definições’ e depois escolher do lado esquerdo o separador ‘Apps’ – em alternativa pode carregar neste link.

Aí poderá remover por completo qualquer aplicação à qual ainda está ligado ou poderá alterar, uma a uma, as definições de privacidade.

NewsItem [
pubDate=2018-03-19 20:25:46.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/lifestyle/sabe-que-aplicacoes-do-facebook-estao-a-aceder-aos-seus-dados/
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=246
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_03_19_1569157614_sabe-quais-as-aplicacoes-do-facebook-que-estao-a-aceder-aos-seus-dados
, topics=[tecnologia, economia]
, sections=[economia, vida, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]