www.jornaleconomico.sapo.ptjornaleconomico.sapo.pt - 19 mar. 18:24

Antral acusa Governo privilegiar a estrangeira Uber contra os taxistas portugueses

Antral acusa Governo privilegiar a estrangeira Uber contra os taxistas portugueses

A associação, que garante que vai "responder em conformidade", tinha já pedido a demissão do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, por considerar que "foi extremamente ofensivo contra a classe".

A ANTRAL – Associação Nacional de Transportadores Rodoviários e Automóveis Ligeiros – acusa o Governo privilegiar uma empresa estrangeira, em detrimento dos taxistas portugueses. A associação respondeu esta terça-feira às declarações do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, que afirmou, em entrevistas ao Jornal de Negócios e ao Público, que as novas regras aprovadas pelo Parlamento não irão afetarão o modelo de negócio a ponto de afastar plataformas de transporte como a Uber ou a Cabify.

“A ANTRAL sente-se profundamente chocada com as declarações de um governante que tudo tem feito para defender os interesses económicos de uma empresa estrangeira contra o setor”, afirmou a direção da ANTRAL, em comunicado.

A associação, que garante que vai “responder em conformidade”, tinha já pedido a demissão do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, por considerar que “foi extremamente ofensivo contra a classe”. A ANTRAL acrescentou não descartar a possibilidade de utilizar novas formas de reação contra o governante em complemento à ação de responsabilidade civil contra o Estado.

A atividade das plataformas eletrónicas de transporte de passageiros, como a Cabify, a Taxify ou a Uber, vai ser regida por uma solução de compromisso entre as propostas do PS e PSD.

Os sociais-democratas tinham proposto que fosse cobrado aos operadores de 5% da faturação, valor que acabou por baixar para 2%. Os partidos concordaram ainda que os motoristas sejam obrigados a ter um contrato de trabalho e que não operam por mais de dez horas por dia. Quanto à frota com que trabalham, tem de ter um alvará do Instituto da Mobilidade e dos Transportes.

NewsItem [
pubDate=2018-03-19 19:24:24.0
, url=http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/antral-acusa-governo-privilegiar-a-estrangeira-uber-contra-os-taxistas-portugueses-282873
, host=www.jornaleconomico.sapo.pt
, wordCount=262
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_03_19_1519475064_antral-acusa-governo-privilegiar-a-estrangeira-uber-contra-os-taxistas-portugueses
, topics=[taxistas, transportes, empresas, antral, uber]
, sections=[economia]
, score=0.000000]