observador.ptobservador.pt - 19 mar. 21:06

Moçambique. Presidente participa na cimeira da UA sobre zona de livre comércio continental

Moçambique. Presidente participa na cimeira da UA sobre zona de livre comércio continental

Filipe Nyusi vai participar na cimeira da União Africana sobre a Zona de Livre Comércio Continental, "um estágio importante na integração socioeconómica".

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, participa terça e quarta-feira na conferência de chefes de Estado e de Governo da União Africana sobre a Criação da Zona de Livre Comércio Continental, em Kigali, Ruanda.

O chefe de Estado moçambicano viaja acompanhado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, e da Indústria e Comércio, Ragendra de Sousa.

A Presidência moçambicana justifica a presença do chefe de Estado, referindo em comunicado que “a criação da Zona de Livre Comércio Continental é um estágio importante na integração socioeconómica e o culminar de um processo negocial lançado em junho de 2015”.

A Zona de Livre Comércio Continental (ZLEC, na sigla inglesa) permitirá criar o maior mercado do mundo, uma vez que envolverá os 55 Estados membros da UA, com um Produto Interno Bruto (PIB) acumulado a ascender a 2.500 mil milhões de dólares (2.030 mil milhões de euros).

Ainda longe do consenso, os 55 países africanos estão a lançar as bases: ainda existem muitos Estados que não veem a ZLEC e a criação de um passaporte único com bons olhos, pelo que se abre a porta a que as iniciativas possam avançar apenas com os países que apoiam as medidas.

NewsItem [
pubDate=2018-03-19 22:06:40.0
, url=https://observador.pt/2018/03/19/mocambique-presidente-participa-na-cimeira-da-ua-sobre-zona-de-livre-comercio-continental/
, host=observador.pt
, wordCount=194
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_03_19_1106605914_mocambique-presidente-participa-na-cimeira-da-ua-sobre-zona-de-livre-comercio-continental
, topics=[mundo, economia, moçambique, áfrica, comércio]
, sections=[economia, actualidade]
, score=0.000000]