www.jornaleconomico.sapo.ptjornaleconomico.sapo.pt - 19 mar. 17:50

Faculdade de Arquitetura traz australiano Paul Owen ao Porto

Faculdade de Arquitetura traz australiano Paul Owen ao Porto

A segunda conferência do ciclo internacional de Conferências Contexto(s) na Arquitectura Contemporânea: 5 Continentes realiza-se esta quarta-feira, 22 de março. A entrada é livre.

O arquitecto australiano Paul Owen, do atelier Owen Architecture é o orador da conferência da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) dia 22 de março, no Auditório Fernando Távora.

Paul Owen é a principal figura do célebre atelier Owen Architects de Brisbane, que fundou com Vokes and Peters, em 2003. A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) destaca a sua “abordagem culta”: “Owen concilia elementos e materiais que decorrem de um forte conhecimento da casa tradicional de Queensland, da sua espacialidade e da tecnologia local de construção em madeira pintada.”

No âmbito do Ciclo Internacional de Conferências Contexto(s) na Arquitectura Contemporânea: 5 Continentes, de que a conferência de quinta-feira é a segunda, virão à cidade Invicta alguns dos mais importantes arquitectos mundiais da nova geração: Issa Diabaté (Costa do Marfim), Rick Joy (EUA) e Li Xiaodong (China). Já David Chipperfield (Inglaterra) assinala um regresso à FAUP depois de em 1990 ter passado pelo ciclo “Discursos sobre Arquitectura”.

As conferências serão proferidas em inglês, sem tradução. A entrada é livre.

A iniciativa é organizada pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, através do centro de investigação, CEAU, numa ação conjunta dos grupos de investigação Arquitectura: Teoria, Projecto, História + Atlas da Casa. São coordenadores os docentes Ana Neiva e José Cabral Dias. O ciclo conta com o patrocínio da Jofebar + PanoramAH!, tendo como parceiros institucionais a Traço de Luz e a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e a Fundação Oriente.

Programa

Paul Owen (Oceânia)

22 de Março (Quinta-feira), 18h30, Auditório Fernando Távora – FAUP

Rick Joy (América)

11 de Abril (Quarta-feira), 17h00, Auditório Fernando Távora – FAUP

Li Xiaodong (Ásia)

18 de Abril (Quarta-feira), 17h00, Auditório Fernando Távora – FAUP

David Chipperfield (Europa)

Data a anunciar

Conferências passadas:

Issa Diabaté (África)

28 de Fevereiro (Quarta-feira), 17h00, Auditório Fernando Távora – FAUP

NewsItem [
pubDate=2018-03-19 18:50:07.0
, url=http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/faculdade-de-arquitetura-traz-australiano-paul-owen-ao-porto-282708
, host=www.jornaleconomico.sapo.pt
, wordCount=291
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_03_19_1084050462_faculdade-de-arquitetura-traz-australiano-paul-owen-ao-porto
, topics=[owen architecture, issa diabaté, li xiaodong, arquitectura, universidades e emprego, david chipperfield, faculdade de arquitectura da universidade do porto, faup, rick joy]
, sections=[]
, score=0.000000]