www.publico.ptopiniao@publico.pt - 17 mar. 07:02

Opinião. Grandes estufas

Opinião. Grandes estufas

Faço uma festa cada vez que deito abaixo um preconceito meu. Os preconceitos são barreiras que nos impedem de passear livremente nos caminhos abertos da vida.

Para abreviar, tudo o que se pensa que já se sabe sobre qualquer grupo de pessoas ou de fenómenos são preconceitos. Estamos bloqueados pelos preconceitos à nossa volta. Para os deitar abaixo têm de ser postos à prova.

Tinha eu a mania que só gostava de hortaliça e de fruta quando estão na época. Mal começou 2018 desatei a desobedecer a esse preconceito, comendo aquilo que passei a vida a evitar: vegetais e frutas de estufa. Tenho comido tomate de estufa todos os dias — por ser bom. Antigamente só comia de Julho a Outubro. Pensava em tomates como se fossem pêssegos: que estúpido que eu era.

Claro que o tomate de estufa não é tão bom como o tomate da época. Mas esse prazer está-me guardado à mesma. Fiquei a saber — olhem que grande surpresa — que há tomate de estufa que não presta, outro que dá para comer, se for bem temperado, e há tomate de estufa que é bio e é muito bom.

Não é o sublime ananás de São Miguel um fruto de estufa? O que é uma estufa senão uma maneira protegida de apanhar sol? As estufas são uma espertíssima artimanha humana.

Passei o Inverno a comer saladas de pepino de estufa com cebolinho de estufa. Nem sempre me saí bem, mas quem não arrisca não petisca. Aproveitei a queda do preconceito para começar a comprar fruta importada. Sim, eu sei. Mas — mais uma grande surpresa — também a há boa e má. Agora matem-me.

NewsItem [
pubDate=2018-03-17 08:02:00.0
, url=https://www.publico.pt/2018/03/17/opiniao/opiniao/grandes-estufas-1806958
, host=www.publico.pt
, wordCount=248
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_03_17_320000466_opiniao-grandes-estufas
, topics=[opinião]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]