www.jornaleconomico.sapo.ptIsabel Ramires - 17 mar. 10:35

Televisão: um conceito em plena evolução

Televisão: um conceito em plena evolução

Nas Agências de Meios, planear televisão passou de um processo de eleição dos melhores canais e momentos para impactar um determinado alvo, para ser um processo holístico, em que TV e Digital se interpenetram.

Antigamente a utilização dos media era clara. Ver televisão era ver televisão, ler o jornal era ler o jornal. Nessa era pré-digitalização dos media tudo nos parecia bem mais simples do que é agora. E numa época em que as opções e as soluções se multiplicam, podemos ser levados a pensar que para os marketeers de então tudo era mais fácil. Dúvido no entanto que eles partilhem dessa opinião, pois de certeza que muito do que lhes complicava a vida veio a ser simplificado, exactamente através dos avanços digitais.

Uma coisa é certa, marketing, publicidade e tecnologia sempre andaram de mãos dadas. A evolução da tecnologia tem vindo a permitir a descoberta de novos touch points com os consumidores e novas opões para comunicar marcas e produtos.

A televisão foi sem dúvida um desses avanços da tecnologia que permitiu a (re)invenção do conceito de eficácia em publicidade. Primeiro, o contacto com os consumidores era feito de forma massiva, directa, unidireccional. Depois, à medida que ficaram disponíveis e foram evoluindo os sistemas de medição de audiências, os canais diferenciados e segmentados, foi-se abrindo todo um mundo novo de soluções na procura da eficácia e do retorno da comunicação publicitária.

E agora? O que significa ver televisão? A resposta não é fácil, pois há que conjugar uma diversidade de dispositivos, canais de distribuição e diferentes tipos de conteúdos. De uma forma simplista e não exaustiva, podemos dizer que é possível ver televisão no aparelho de televisão ou em dispositivos móveis. Podemos ver os conteúdos em emissão de linha (em directo ou programada), gravados (automaticamente ou manualmente) ou em streaming. Esses conteúdos podem ser produções formais ou ter como origem as partilhas em redes sociais, com produções ao alcance de qualquer um.

O importante desta questão é que para se garantir o sucesso de uma campanha que envolva um spot publicitário, é preciso ter em conta todas estas formas de ver conteúdos e ainda a importância que cada uma delas tem para alvos específicos.

Note-se que a televisão (vista num dispositivo TV, através de um canal de TV e em emissão de linha) continua a ser o meio mais consumido em todo o mundo, de acordo com um estudo elaborado pela Salesforce em Janeiro deste ano. No entanto, este estudo vem mostrar que, enquanto 72% dos Baby Boomer/Tradicionalistas afirmam ver TV linear tradicional, apenas 42% das gerações Millennial/Z o afirmam. E é nas mãos deles que está o presente e o futuro.

Nas Agências de Meios, planear televisão passou assim de um processo em que se elegiam os melhores canais e os melhores momentos para impactar um determinado alvo, para ser um processo holístico, em que TV e Digital se interpenetram. E também já não basta conjugar os especialistas em ambas as áreas, é preciso que, por trás da estratégia e à frente da operação, existam profissionais que tenham uma visão conjunta do comportamento do público-alvo e um conhecimento profundo e em constante actualização sobre as plataformas e as ferramentas disponíveis no mercado.

Esta é a única forma de garantir ao cliente o cumprimento dos seus objectivos, traduzido em métricas e KPIs que não deixem margem para dúvidas. Pelo menos é assim que o entendemos na Nova Expressão, agência onde trabalho e que por ser independente nos obriga a uma permanente busca das melhores soluções, mas onde não existe qualquer constrangimento à sua adopção.

A autora escreve de acordo com a antiga ortografia.

NewsItem [
pubDate=2018-03-17 11:35:28.0
, url=http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/televisao-um-conceito-em-plena-evolucao-281812
, host=www.jornaleconomico.sapo.pt
, wordCount=563
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_03_17_1124275702_televisao-um-conceito-em-plena-evolucao
, topics=[opinião, sociedade aberta]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]